Governo zera tarifa para importar vacinas contra a Covid-19 e insumos

As vacinas contra a Covid-19 e os insumos para fabricação das vacinas foram incluídos, nesta quinta-feira (17), na lista de produtos com tarifa de importação zerada. A decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia foi publicada no "Diário Oficial da União" e vale até o fim de outubro, mas pode ser renovada.
Vacinas contra o novo coronavírus ainda estão em estudo em vários países do mundo, entre os quais Inglaterra, China, Estados Unidos, Rússia e Brasil (clique no nome do país para saber mais detalhes sobre os estudos).
De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o instituto receberá ainda neste ano 15 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac.
A liberação para uso da vacina na população, entretanto, dependerá do resultado dos testes clínicos e da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No caso da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford, no Reino Unido, o Ministério da Saúde prevê que a distribuição acontecerá em janeiro de 2021.
Produtos contra coronavírus
Além de incluir as vacinas contra a Covid-19 no rol de produtos com tarifa zero, a Camex também decidiu estender, do fim de setembro para o final de outubro, o imposto de importação zerado para 562 produtos utilizados na prevenção e no combate ao coronavírus.
Segundo o Ministério da Economia, a lista inclui medicamentos e produtos médico-hospitalares quanto insumos, assim como componentes e acessórios utilizados na fabricação e operação de itens utilizados durante a pandemia do novo coronavírus.
"O objetivo da medida é aumentar a oferta de bens destinados a combater a pandemia, além de máquinas e insumos usados na fabricação nacional desses produtos. Dessa forma, o governo está aumentando a disponibilidade e diminuindo os custos para o sistema de saúde brasileiro", acrescentou o governo.
Últimas Notícias

Solenidade festiva e entregas nos 78 anos de Junqueiro

Lançamento VLT em Arapiraca

Produção audiovisual e Hip Hop: 7Aberto anuncia 3ª edição em Maceió

Com articulação política intensa, base de JHC aprova LDO 2026 e R$ 1,2 bilhão em empréstimos na Câmara de Maceió

Proprietário de lava-jato é preso por furto qualificado com uso de cartão bancário em Maceió
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
