Após 26 anos, filhos de Dener resgatam carro de acidente para iniciar reforma e documentário

Veículo estava guardado em galpão de vice de futebol do Vasco desde acidente fatal em 1994

Por Da redação com GE 15/09/2020 21h09
Por Da redação com GE 15/09/2020 21h09
Após 26 anos, filhos de Dener resgatam carro de acidente para iniciar reforma e documentário
Após 26 anos, filhos de Dener resgatam carro de acidente para iniciar reforma e documentário - Foto: Raphael Zarko

No início da tarde desta terça-feira, os três filhos de Dener - Denis, Felipe e Dener Matheus - resgataram o carro do pai, falecido em 1994, em acidente fatal na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Mitsubishi branco (ainda com as placas DNR-0010) estava guardado há 26 anos na garagem do vice-presidente de futebol do Vasco, José Luis Moreira.

Os filhos do craque entraram em contato com Zé Luís, que é dono de frota de táxi e tem empresa bem perto da sede de São Januário, para recuperar o carro. O veículo vai servir de fio condutor de série documental que vai contar a história de Dener.

Advogado, Dener Matheus, filho mais novo, foi responsável por dar entrada na papelada. Emocionados, os filhos do craque viram pela primeira vez o veículo. A intenção da reforma é contar a história do pai, fazer exposição nos três clubes em que ele jogou e arrecadar donativos. Tudo isso sendo registrado no documentário. As filmagens já começaram. O carro será levado para São Paulo, onde vive a família.

A reforma deve durar 40 dias, preveem os sócios da Dimensions, oficina que fazia o "Lata Velha", de Luciano Huck, na TV Globo. Eles encontraram um "carro doador", ou seja, um modelo idêntico para transferir peças e iniciar o serviço. Os filhos de Dener também conseguiram patrocínio da Mitsubishi e da Mizuno, marca de material esportivo que patrocinava o pai.

Depois das filmagens no galpão ao lado do Vasco, a equipe foi até a Lagoa para fazer imagens no local do acidente na Lagoa Rodrigo de Freitas. Era o local preferido de Dener na Cidade Maravilhosa.

Morte antes do tri do Vasco


Dener teve três filhos com a mulher Luciana Gabino, que vai dar depoimento na série. Eles tentaram jogar futebol, mas nenhum se profissionalizou. A família se divide entre a Vila Ede, onde Dener nasceu e cresceu, e Santos, onde mora a mãe do craque, dona Vera.

O Vasco, último time de Dener, somente quitou a indenização em outubro de 2015. O clube carioca não havia feito seguro de vida para o jogador, que chegou emprestado pela Portuguesa. Na noite anterior ao acidente, Dener estava acertando detalhes de sua transferência para o Stuttgart da Alemanha.

O carro de Dener foi um presente da Portuguesa de renovação de contrato. O jogador exigiu o veículo para assinar com a Lusa e voltar a treinar em 1993. A Mitsubishi Eclipse, carro raro na época no Brasil, permaneceu no Rio para perícia, por decisão judicial. À época, José Luis Moreira guardou o veículo.