Luciano Barbosa e Rute Pereira serão oficializados para candidatura a prefeito e vice de Arapiraca

Convenção oficial ocorre ainda nesta terça-feira, 15, onde também serão listados os candidatos a vereador

Por Redação 15/09/2020 12h12 - Atualizado em 15/09/2020 13h01
Por Redação 15/09/2020 12h12 Atualizado em 15/09/2020 13h01
Luciano Barbosa e Rute Pereira serão oficializados para candidatura a prefeito e vice de Arapiraca
Luciano e Rute - Foto: Arte já é notícia

A candidatura de Luciano Barbosa à Prefeitura de Arapiraca gerou grande movimentação nos bastidores políticos do Estado nos últimos dias. Na manhã desta terça-feira (15), ocorreu uma rápida pré-convenção do MDB na sede do partido na rua São João, em Arapiraca e Luciano Barbosa juntamente com Rute Pereira foram citados como favoritos para candidatos a prefeito e vice-prefeita.

A candidatura da dupla será oficializada ainda nesta terça-feira, às 17h, em uma convenção oficial, onde também serão apresentados os candidatos a vereador por Arapiraca.

O Departamento Jurídico do MDB elaborou documento um explicando os motivos pelos quais a convenção será hoje. No edital de convocação, assinado pelo senador Renan Calheiros (MDB), a Comissão Executiva Estadual do MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO – MDB, explica que a nova convocação foi feita “considerando que o edital de convocação do órgão diretivo do partido em Arapiraca poderia perder a eficácia”.

O deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) abriu mão da sua pré-candidatura a prefeito para assumir o compromisso de indicar o vice-prefeito, que é sua irmã Rute. 

Biografias 

Luciano Barbosa, 62 anos, é engenheiro civil com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Foi secretário de Educação da Prefeitura de Arapiraca no governo Severino Leão (1993/1996), secretário de Finanças e de Saúde da Prefeitura de Arapiraca na administração da prefeita Célia Rocha (1997/2004), secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração do governo de Divaldo Suruagy (1995/97) em Alagoas, atuando ainda como coordenador do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) no momento em que o estado enfrentava uma séria crise financeira, com salários dos servidores atrasados em até nove meses, e secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça na gestão do senador Renan Calheiros, em 1999. Foi ministro da Integração Nacional, de 5 de junho de 2002 a 1 de janeiro de 2003, quando foi sucedido por Ciro Gomes. Foi prefeito de Arapiraca, o segundo maior do estado de Alagoas, cargo para o qual foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Em 2015, tornou-se vice-governador de Alagoas em chapa com Renan Filho (MDB). Nas eleições de 2018, se reelegeu para o cargo.

Rute Pereira é conhecida na cidade pela atuação de destaque a frente da comunidade acolhedora Casa Dona Paula, uma entidade terapêutica sem fins lucrativos que abriga dependentes de álcool e doutras drogas. Ela já participou de gestões anteriores, onde ocupou o cargo de secretária municipal.