Ex-prefeito de cidade no Piauí é expulso do partido, após declarações polêmicas

Por Da redação 10/09/2020 14h02 - Atualizado em 10/09/2020 17h05
Por Da redação 10/09/2020 14h02 Atualizado em 10/09/2020 17h05
Ex-prefeito de cidade no Piauí é expulso do partido, após declarações polêmicas
Ex-prefeito de Cocal (PI) José Maria Monção durante convenção do MDB - Foto: Reprodução
O ex-prefeito de Cocal, no Piauí, José Maria Monção foi expulso de seu partido, o PTB, após declarações de que “não roubou tanto quanto” o atual, ao fazer uma comparação entre os dois mandatos. O fato foi registrado no último domingo (6), durante a convenção do MDB, na cidade do interior piauiense.

A repercussão negativa foi muito grande após a fala do político, que já foi preso duas vezes, em 2009 e 2015. Ele foi eleito prefeito da cidade nos anos de 1992, 2000, 2004. Segundo a Polícia Federal, ele cometeu irregularidades entre 2006 e 2008, portanto em seu último mandato.

Em entrevista, o presidente da legenda no Piauí, João Vicente Claudino, condenou a declaração do ex-prefeito. “Ele se tornou um réu confesso, se não fez isso em juízo, fez em público. Não estou surpreendido pelas declarações, ele sempre teve esse estilo jocoso, debochado, mas fui pego de surpresa por ele ainda estar filiado. Quando soube [das declarações], pedi para verificarem, comuniquei ao partido, e por meio de uma comissão provisória, tomamos a decisão da expulsão de imediato, no primeiro dia útil após a declaração [essa terça-feira, 8]. O que ele fez foi como se estivesse em um campeonato de desvio de dinheiro público, querendo saber quem roubou mais”, criticou.

José Monção foi preso em 2009 durante a Operação Harpia da Polícia Federal, acusado de participar de um esquema que desviou mais de R$ 2,6 milhões do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. Em 2015, ele chegou a ser preso novamente por crimes de responsabilidade praticados quando estava no cargo.

Por nota, a assessoria do prefeito Rubens Vieira declarou repúdio ao que chamou de discurso de ódio e acusações levianas de um adversário político. Disse ainda que José Monção tentou justificar suas ações expondo de forma indevida o atual prefeito, e que Vieira tem uma gestão comprometida com o povo cocalense.