Racha no PSDB Alagoas pode interferir nos rumos das eleições de Arapiraca

Por Sidinéia Tavares/Redação 05/09/2020 07h07 - Atualizado em 05/09/2020 11h11
Por Sidinéia Tavares/Redação 05/09/2020 07h07 Atualizado em 05/09/2020 11h11
Racha no PSDB Alagoas pode interferir nos rumos das eleições de Arapiraca
Foto: Assessoria
Às vésperas das eleições municipais e um dos maiores diretórios eleitorais de Alagoas, o PSDB está em racha iminente. A guerra dentro do partido começou em meados de agosto, mas teve seu desfecho na última quarta-feira, 02, após o senador arapiraquense Rodrigo Cunha, presidente Estadual do PSDB, destituir a deputada Federal Tereza Nelma da direção do partido em Maceió.

Mas a briga, que parecia apenas atingir a Capital alagoana, se aproxima do cenário político de Arapiraca. O PSDB na Capital do Agreste está sob o comando de Moacir Teófilo Neto, filho de Rogério Teófilo.

De acordo com os bastidores da política de Arapiraca, após destituir Tereza Nelma do diretório do partido em Maceió e colocar a assessora parlamentar Karolina Gama Carnaúba no lugar da deputada, Cunha agora avalia destituir Moacir Teófilo do diretório do partido em Arapiraca.

De acordo políticos da região, o clima do diretório do PSDB na Capital do Agreste está tão contaminado quanto o de Maceió. Há uma sensação de insegurança constante abalando as estruturas do diretório do partido, desde a morte do prefeito Rogério Teófilo, ocorrida no último dia 07 de agosto.

A briga dentro do partido deve-se ao fato que Moacir Teófilo Neto não teria aceitado a proposta de aliança com a prefeita Fabiana Pessoa para as eleições deste ano. A aliança teria sido proposta por pelo senador Rodrigo Cunha que ficou insatisfeito com a recusa de Moacir Teófilo.

Ainda não há um nome de quem irá assumir o diretório do PSDB em Arapiraca se Cunha realmente destituir Moacir Neto do cargo. Outra dúvida é se Moacir Teófilo Neto aceitará ser retirado do cargo ou se seguirá os passos dados por Tereza Nelma em Maceió, que não aceitou a destituição se intitulou presidenta legítima da executiva do PSDB em Maceió.

A disputa do partido em Maceió ocorreu após Tereza Nelma indicar Adriana Toledo como pré-candidata na Capital Alagoana. Mas Cunha pretende colocar Herman Braga como vice na chapa de João Henrique Caldas (JHC).

Já em Arapiraca se o racha político acontecer e Cunha realmente apoiar Fabiana Pessoa nestas eleições deste ano, a prefeita ganha mais força política e pode galgar aliados de outros partidos de peso na cidade. Resta saber quem terá o apoio de Moacir Teófilo Neto, e se os demais integrantes do partido irão seguir Cunha ou o filho de Rogério Teófilo.