Arapiraquenses recebem Cartilha Educativa em ações de enfrentamento à Covid-19

Por Redação 03/09/2020 10h10 - Atualizado em 03/09/2020 14h02
Por Redação 03/09/2020 10h10 Atualizado em 03/09/2020 14h02
Arapiraquenses recebem Cartilha Educativa em ações de enfrentamento à Covid-19
Foto: Já É Notícia
Em uma ação educativa sobre os perigos da disseminação do coronavírus, e com Arapiraca, sendo o novo epicentro da pandemia no Estado, cidadãos arapiraquenses estão recebendo cartilhas sobre medidas de prevenção e enfrentamento ao vírus.

A cartilha "Como preservar a saúde nos processos de retomada das atividades do Município", que marca a fase amarela do Plano de Distanciamento Social, está sendo distribuída pela Prefeitura de Arapiraca.

Essa atividade, que tem o objetivo de conscientizar a população, a fim de evitar o aumento no número de casos em Arapiraca, segue um cronograma diário que contempla bairros e comunidades rurais de toda a cidade.

Ação Educativa
A ação educativa é levada a espaços públicos, unidades de saúde, feiras livres, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras, terminais rodoviários, entre outros. Nesses locais, as orientações para colabores e consumidores são para continuar seguindo o Protocolo de Segurança e o Decreto Municipal.

“Aos poucos retomamos nossas atividades, mas é preciso ter cautela e continuar seguindo as orientações para evitar o contágio do coronavírus, ainda presente e fazendo vítimas”, orientou Fátima Ramalho, coordenação de Promoção da Saúde.

Ela afirma que, apesar da redução do número de casos, a população não deve relaxar com os cuidados, o uso de máscaras e os cuidados com a higiene continuam sendo fundamentais. “Sempre que sairmos termos de higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Além disso, é essencial manter o distanciamento de 1,5 metro de outras pessoas”, completou.

Decreto Municipal
De acordo o Decreto Municipal, algumas normas precisam ser seguidas para garantir a segurança de lojistas e clientes. Nesta fase amarela está autorizada a reabertura de bares e restaurantes (com capacidade máxima de 50%); shopping centers, galerias, centros comerciais, e congêneres; academias, centros de ginástica e estabelecimentos congêneres (50%).

Templos, igrejas e demais instituições religiosas, que já estavam autorizados a funcionar desde a o início da Fase Laranja com 30% da capacidade, passam a ter seus acessos internos ampliados para 50% da capacidade.