Governo do Paraná fará acordo com o Russo para fabricar vacina contra covid-19

Por Redação 11/08/2020 16h04 - Atualizado em 11/08/2020 20h08
Por Redação 11/08/2020 16h04 Atualizado em 11/08/2020 20h08
Governo do Paraná fará acordo com o Russo para fabricar vacina contra covid-19
Foto: RDIF/AFP
O governador do Paraná afirmou que irá assinar um convênio com o Governo Russo para produzir a vacina Sputnik V de combate ao coronavírus. Apesar da afirmativa do governador do Paraná, a Anvisa afirmou que não recebeu nenhum pedido de autorização.

A vacina russa é questionada pela comunidade internacional porque ainda se sabe pouco sobre sua eficácia. Mas, segundo o governo Russo, profissionais da Saúde e da Educação já irão começar a ser vacinados.

O que diz a Anvisa
"Até o momento o laboratório russo responsável pelo desenvolvimento da vacina não apresentou nenhum pedido de autorização de protocolo de pesquisa ou de registro da vacina para a Anvisa. Também não há solicitação de qualquer entidade ou parceiro da referida vacina.

A análise da Anvisa começa a partir da solicitação do laboratório farmacêutico.

Desta forma, não é possível para a Agência fazer qualquer avaliação ou pronunciamento em relação a segurança e eficácia deste produto antes que tenha acesso a dados oficiais apresentados pelo laboratório.

Também não é possível fazer qualquer afirmação sobre expectativa de aprovação e de tempo antes que haja uma solicitação formal à Anvisa desta vacina específica.

A Anvisa tem a função de avaliar os pedidos de registro e autorizações de estudos apresentados pelos laboratórios farmacêuticos que tem interesse em colocar seus medicamentos e vacinas no Brasil. A avaliação da Anvisa tem foco na segurança e eficácia que são os requisitos fundamentais para qualquer medicamento ou vacina".