Parentes ‘cobertos de sangue’ procuram desaparecidos em meio aos caos em Beirute

05/08/2020 11h11 - Atualizado em 05/08/2020 14h02
05/08/2020 11h11 Atualizado em 05/08/2020 14h02
Parentes ‘cobertos de sangue’ procuram desaparecidos em meio aos caos em Beirute
Foto: Ibrahim Amro/AFP
Equipes de resgate no Líbano estão fazendo buscas por mais de cem pessoas desaparecidas após a megaexplosão que devastou a área portuária de Beirute na terça-feira.

O presidente Michel Aoun disse que a explosão foi provocada pelo armazenamento inadequado de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, um produto usado em fertilizantes e explosivos.

Milhares de pessoas descreveram cenas de pânico e caos que se sucederam às explosões. Após o incidente, muitos estavam cobertos de sangue e percorrendo as ruas gritando pelo nome de seus familiares.

"Ainda havia fumaça subindo no céu no meio da noite. A cidade inteira estava escura. Era muito difícil caminhar, as pessoas estavam cobertas em sangue", disse a jornalista Sunniva Rose, que está em Beirute.

Eu vi uma senhora de 86 anos sendo tratada por um médico que havia saído às pressas de sua casa com um kit de primeiros socorros. Carros foram totalmente destruídos por destroços. Essas casas de estilo antigo com grandes blocos de pedra haviam acabado de desabar na rua."
"Chegando de carro em Beirute no começo da noite quando ainda havia luz, tudo estava em caos absoluto. As ruas estavam cobertas de vidro. Era difícil para ambulâncias passarem — há tijolos e blocos de cimentos. Casas desmoronaram."

"Quando cheguei no porto, ele havia sido fechado pelo Exército. O Exército disse para eu me afastar caso houvesse uma segunda explosão."

Ela conta que até mesmo um pequeno shopping a dois quilômetros de distância do porto teve sua fachada totalmente destruída.

O que provocou a explosão?

Autoridades dizem que uma investigação está em curso para tentar descobrir o que provocou a explosão do nitrato de amônio, que estava armazenado depois de ser descarregado de um navio que foi apreendido no porto em 2013.

Um ex-agente de inteligência do Reino Unido disse que nitrato de amônio pode ser transformado em explosivos em determinadas circunstâncias e que seu uso é relativamente seguro. Uma explosão acidental só aconteceria se a substância estivesse contaminada com combustível e armazenada em um lugar fechado.

O conselho de Defesa do Líbano prometeu "pena máxima" para quem for considerado culpado pela explosão.