Com baixo estoque, Hemocentro de Arapiraca precisa de doações de sangue

Por Redação 15/06/2020 10h10 - Atualizado em 15/06/2020 14h02
Por Redação 15/06/2020 10h10 Atualizado em 15/06/2020 14h02
Com baixo estoque, Hemocentro de Arapiraca precisa de doações de sangue
Foto: Já É Notícia
Foi comemorado no último domingo, 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue, mas os hemocentros de Alagoas, localizados em Maceió e Arapiraca, estão com baixo estoque e precisam de ajudar para abastecer hospitais do Estado.

O baixo estoque é devido ao período de pandemia de covid-19, onde as pessoas tem receio de se deslocar aos hemocentros e fazer as doações. De acordo com a Assistente Social do Hemoar, Larissa Oliveira, há uma grande demanda de sangue, mas um número de doadores abaixo do esperado. Além disso, o estoque do Hemocentro de Arapiraca atende unidades de Saúde das Regiões Agreste e Sertão.

"Estamos com pouquíssimas doações, baixo estoque em todas as tipagens sanguíneas. Os acidentes não param e consequentemente os pedidos de sangue também não param, mas infelizmente não temos sangue suficiente para ofertar aos hospitais", explicou a assistente social.

Vale ressaltar que para evitar risco de contágio por covid-19, o Hemocentro está tomando todos os cuidados de higiene e distanciamento necessário para atender os doadores. "Não tenham medo de doar. A doação de uma pessoa pode salvar até quatro vidas".

Doar sangue é um ato de solidariedade, como explica o doador José Lucas de Lima, que foi ao Hemoar para doar sangue para um amigo. "Esta é a quarta vez que faço doação. Já estava planejando vir e antecipei a doação devido a necessidade de um colega. É um privilégio doar sangue e salvar vidas. Pelo que vi, as doações estão baixas, mas não tenham medo de doar".

O Hemoar está aberto de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h.