Samu: Atendimento a casos de Covid subiu 1.522% em abril, comparado com março

Por Agência Alagoas 23/05/2020 10h10 - Atualizado em 23/05/2020 13h01
Por Agência Alagoas 23/05/2020 10h10 Atualizado em 23/05/2020 13h01
Samu: Atendimento a casos de Covid subiu 1.522% em abril, comparado com março
Foto: Agência Alagoas
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou um aumento de 10,51% no percentual de atendimentos no primeiro quadrimestre de 2020. Enquanto no mesmo período do ano passado foram prestadas 28.502 assistências, em 2020 foram atendidas 31.500 pessoas, pelas Centrais Maceió e Arapiraca. O acréscimo foi de 2.998 entre os meses de janeiro e abril.

Os dados da Central de Regulação do Samu mostram que além da assistência de rotina no socorro às vítimas de acidentes de trânsito e de agressões por arma branca e de fogo, nos meses de março e abril, foram contabilizados 379 atendimentos a pacientes com suspeita ou testados positivos para a Covid-19, seja encaminhando-os para as unidades hospitalares ou realizando transferências entre hospitais.

Segundo Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, o número de atendimentos de pacientes confirmados ou suspeitos do novo coronavírus tem crescido diariamente. “Os nossos socorristas se mantêm nas ruas salvando a população, realizando os atendimentos primários, como os casos clínicos, psiquiátricos, obstétricos, acidentes de trânsito e ferimentos por arma de fogo e arma branca. Mas, o número de ocorrências de Covid-19 tem sido enorme, uma vez que, entre os meses de março e abril, tivemos um aumento de mais de 1.500% nesse tipo de atendimento”, ressalta.

Em março, o Samu Alagoas realizou 22 atendimentos a pacientes com a Covid-19. Já em abril, as ocorrências passaram para 357 casos de pacientes suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, esse aumento de 335 chamados, representa um acréscimo de 1.522% de um mês para o outro, segundo a Central de Regulação do Samu Alagoas.

A supervisora geral do Samu faz um apelo para que a população fique em casa durante esse momento de pandemia e isolamento social. “Esse é o momento para a população se proteger, proteger a família e também ajudar os profissionais que estão na linha de frente da saúde”, salienta Josileide Costa, ao ressaltar que o Samu Alagoas está preparado para continuar no enfrentamento do novo coronavírus.

“Aumentamos o número de nossas viaturas, fizemos ajustes nas nossas equipes de médicos, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem, visando garantir um atendimento mais ágil e eficiente para os alagoanos. Também estamos abastecidos com todos os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] para que os nossos socorristas façam uma assistência segura à população”, destacou a supervisora geral do Samu Alagoas.