Prefeitura de Arapiraca determina protocolo para funeral e sepultamento de vítimas da covid-19

Por Assessoria 20/05/2020 16h04 - Atualizado em 20/05/2020 19h07
Por Assessoria 20/05/2020 16h04 Atualizado em 20/05/2020 19h07
Prefeitura de Arapiraca determina protocolo para funeral e sepultamento de vítimas da covid-19
Foto: Assessoria
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica Municipal, vem a público esclarecer que todo e qualquer paciente que apresente os sintomas claros de Covid-19 e que, após a avaliação do profissional médico tenha a solicitação de exames de comprovação (RT-PCR ou Teste Rápido) ou indicativa hospitalização, será considerado caso suspeito de infecção por coronavírus.

Todo óbito registrado de paciente com as características citadas acima, consequentemente será considerado ÓBITO SUSPEITO DE COVID-19. Dessa forma, os profissionais médicos são orientados a preencher a Declaração de Óbito com esta informação.

Para esses óbitos existe um protocolo específico de manejo dos corpos, transporte, orientação de sepultamento com urna lacrada, com velório de apenas 1 hora, em covas de chão em área específica, e com número reduzido de familiares.

“O cumprimento deste protocolo por familiares e agências funerárias é de extrema importância para evitar que o corpo supostamente infectado prolifere o vírus”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Arapiraca, Ana Lúcia Alves

É importante dizer que a Unidade Sentinela de Arapiraca, que funciona no prédio do 3º Centro de Saúde, possui equipe de Assistência Social que orienta a família dos pacientes sobre o serviço de funeral gratuito promovido pela prefeitura.