Prefeitura de Arapiraca terá 48 horas para explicar falta de EPIs para profissionais da saúde

Por Redação com Assessoria MPE/AL 20/05/2020 15h03 - Atualizado em 20/05/2020 19h07
Por Redação com Assessoria MPE/AL 20/05/2020 15h03 Atualizado em 20/05/2020 19h07
Prefeitura de Arapiraca terá 48 horas para explicar falta de EPIs para profissionais da saúde
Foto: Divulgação
Após denúncias de falta de Equipamento de Proteção Individual para profissionais da Saúde de Arapiraca, a Prefeitura terá um prazo de 48 horas para dar as devidas explicações ao Ministério Público do Estado de Alagoas.

O documento, enviado para a Secretaria Municipal de Saúde, solicita que a gestão apresente alegações finais sobre o ofertamento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus.

As informações, de acordo com o promotor de Justiça, Lucas Mascarenhas,devem ser apresentadas até a seta-feira (22). Caso não haja resposta, a promotoria irá adotar medidas extrajudiciais e judiciais que o promotor achar cabíveis.

“O Ministério Público cumpre o seu papel fiscalizador e visa tão somente a proteção dos profissionais da saúde que atuam em Arapiraca, visto que, além de ser garantida por lei, diante do quadro pandêmico e calamitoso que se vive, são eles totalmente vulneráveis à contaminação pelo novo coronavírus porque estão diariamente na linha de frente do combate”, enfatiza Mascarenhas.

Arapiraca é o segundo município com maior número de casos contaminados pela covid-19. “Impossível imaginarmos profissionais da saúde desprotegidos e em contato direto com pessoas que testam positivo, além das assintomáticas. Arapiraca vem logo atrás de Maceió como a cidade que mais registra casos, contabilizando até o momento 140 pessoas infectadas. É nosso dever intervir para garantir que trabalhem dignamente, pois estão todos os dias tentando salvar vidas enquanto negligenciam com as suas”, conclui o promotor Lucas Mascarenhas.