Alagoas tem a maior taxa de feminicídio no país
“Um dia antes do Natal, ele deu um tapa no rosto dela que quebrou até os óculos”. Esse é o relato de Fernando Morais sobre o casamento da irmã, Rosineide Bernardes de Andrade, 54. Algumas semanas depois dessa briga, ela foi assassinada enquanto dormia pelo marido, Osmar Barros Portela, 56, que está preso pelo crime.
O caso de Rosineide foi um dos 44 feminicídios registrados em 2019 em Alagoas, quando esse tipo de crime teve um aumento de 120% em relação ao ano anterior. Em todo o país, foram 1.314 casos, 7,3% a mais que em 2018.
Embora o estado tenha apresentado seguidas reduções no número total de assassinatos, Alagoas amarga a maior taxa de feminicídios do país, 2,5 a cada 100 mil mulheres, a mesma do Acre. Na sequência, aparecem Mato Grosso (2,3), Mato Grosso do Sul (2,1) e o Distrito Federal (2,1). A média nacional é de 1,2 feminicídio a cada 100 mil mulheres.
O levantamento foi feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal e faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No próximo domingo (8), é celebrado o Dia Internacional da Mulher.
Últimas Notícias
Maceió
Mulher é morta a facadas em via pública de Maceió
Cidades
Polícia apreende mais de 1 tonelada de mercadoria sem comprovação fiscal, em São Sebastião
Arapiraca
Mulher é morta a tiros na zona rural de Igaci e suspeito é preso com arma de fogo
Maceió
Homem é atraído para encontro por aplicativo e tem corpo queimado em Maceió
Brasil / Mundo

