Fórmula 1 | Arábia Saudita divulga planos para sediar GP em 2023
Um novo circuito localizado em Qiddiya, na Arábia Saudita, poderá entrar para o calendário de corridas da Fórmula 1, a partir de 2023. O projeto da pista foi revelado recentemente, inclusive com a demonstração em um simulador.
De acordo com os dirigentes árabes, a pista faz parte de um novo complexo comercial e de entretenimento que está sendo construído a cerca de 48 quilômetros da capital Riad, região onde se localizam as montanhas de Tuwaiq.
O layout foi feito por Alex Wurz, ex-piloto de F1 da Áustria, e segue todos os padrões exigidos pela FIA para a Fórmula 1. “O visionário projeto Qiddiya nos oferece incríveis oportunidades para projetar uma pista, uma verdadeira arena de corrida para pilotos, espectadores e também para os telespectadores em casa”, disse Wurz. “Qiddiya tem tudo o que é preciso para se tornar a capital mundial do automobilismo”, observou.
A Arábia Saudita provavelmente será bem-sucedida em suas negociações com os chefes da F1, pois, segundo revelou Mike Reininger, CEO da Qiddiya Investment Company, para a revista inglesa Autosport, o objetivo é atrair os maiores e melhores eventos de esportes a motor ao país. "Estamos construindo para que possamos sediar eventos de MotoGP, WEC, campeonatos regionais e nacionais e todo o percurso até a F1", disse Reininger.
Sabe-se também que o CEO da Fórmula 1, Chase Carey, e o chefe comercial, Sean Bratches, estiveram na Arábia Saudita no ano passado para uma conversa com a família real sobre a realização de uma corrida no país.
O circuito de Qiddiyah faz parte de um complexo esportivo e de entretenimento com estádio, hotéis, lojas, restaurantes, e um parque de diversões que inclui a montanha-russa mais alta e mais rápida do mundo, que deve atingir 155 km / h.
A Arábia Saudita não estará sozinha no Calendário da Fórmula 1 no Oriente Médio, uma vez que já são realizados GPs no Bahrein e Abu Dhabi.
A título de atualização, a programação da F1 para 2020 contará com o recorde de 22 corridas. Apenas o GP da Espanha não tem contrato para continuar em 2021, ano que, provavelmente, será incluído o Grande Prêmio de Miami, nos Estados Unidos, com as negociações em fase de conclusão. Acredita-se que um calendário de 24 corridas poderá estar reservado para as próximas temporadas.
Últimas Notícias
Mega da Virada sai hoje a noite; saiba como apostar
Alagoas encerra 2025 com o menor nível de pobreza já registrado no estado
Como pequenas cidades estão adotando soluções digitais para otimizar serviços públicos e fortalecer a segurança local
Criança de 3 anos morre afogada em piscina de chácara da família em Inhapi

