Nova York aprova norma para construções que prevê vidro “amigo” dos pássaros

03/02/2020 22h10 - Atualizado em 04/02/2020 01h01
03/02/2020 22h10 Atualizado em 04/02/2020 01h01
Nova York aprova norma para construções que prevê vidro “amigo” dos pássaros

Uma nova lei que limita o uso de pele de vidro em prédios altos foi aprovada recentemente em Nova York, nos Estados Unidos. A exigência tem como objetivo proteger os pássaros, evitando que estes se choquem com as superfícies espelhadas.

A norma deverá entrar em vigor a partir de dezembro de 2020. O projeto de lei foi elaborado por Rafael Espinal, membro do Conselho do Brooklyn, e aprovado pela maioria dos representantes dos comitês distritais.

O Conselho Municipal da cidade determinou que arranha-céus com mais de 23 metros de altura devem utilizar vidros seguros para as aves, uma vez que, anualmente, mais de 200 mil pássaros colidem com paredes envidraçadas na cidade.

Segundo o jornal The New York Times, 29% dos pássaros desapareceram da América do Norte desde 1970. “Os pássaros são uma parte vital do nosso ecossistema e tenho orgulho de que
a cidade de Nova York esteja assumindo a responsabilidade por nosso papel nesse ecossistema que existia muito antes dos nossos imponentes arranha-céus”, explicou Espinal.

Rita McMahon, diretora do Wild Bird Fund, centro de reabilitação da vida selvagem de Nova York, disse que esta “é uma decisão histórica. O que o Conselho fez foi salvar milhares de vidas e, esperamos, outras cidades, construtores e arquitetos seguirão o exemplo de Nova YorK.”

A aprovação dessa lei vem reforçar os planos do prefeito Bill de Blasio, anunciados em junho de 2019, de proibir a construção de arranha-céus de vidro na “Big Apple”. A ação reduziria a emissão de poluentes em até 30%, diminuindo a pegada de carbono da cidade.