Brasil e Colômbia pretendem promover intercâmbio turístico

03/02/2020 22h10 - Atualizado em 04/02/2020 01h01
03/02/2020 22h10 Atualizado em 04/02/2020 01h01
Brasil e Colômbia pretendem promover intercâmbio turístico
Foto: Pixabay

O Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e o governo da Colômbia, criou um grupo de trabalho para promover o aumento do intercâmbio turístico entre os dois países.

A meta do programa é receber, por ano, 200 mil turistas do país vizinho. Atualmente, 130 mil colombianos visitam o Brasil.

A medida foi anunciada em 14 de janeiro, quando autoridades visitaram a embaixada colombiana em Brasília (DF) para uma reunião, onde discutiram diversos projetos
como a promoção de festivais culturais e gastronômicos em parceria com influenciadores dos dois países.

A Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, representada por William França, propôs uma parceria entre os governos dos dois países para criar um intercâmbio de idiomas entre os profissionais de turismo. “É uma maneira interessante de melhorar a qualificação dos profissionais, melhorar a recepção dos turistas e, ao mesmo tempo, promover os destinos. Se um colombiano vem ao Brasil e é atendido em espanhol, com certeza terá uma experiência muito mais agradável durante sua estada e vai querer voltar e indicar a um amigo”, explicou.

A reunião tratou também da ampliação da conectividade aérea e da maior divulgação de destinos no Brasil e Colômbia. “Temos que diluir o receptivo de turistas. O Brasil possui 26 estados, mais de 7 mil quilômetros de área litorânea, seis biomas importantes e outros inúmeros atrativos ainda a serem descobertos pelo mundo. Descentralizar o fluxo faz com que a oferta de destinos cresça, desenvolvendo as regiões e o país como um todo. Para tanto, é muito importante ter essa aproximação com o governo do país vizinho. Uma porta fundamental foi aberta hoje neste encontro”, disse o secretário Nacional de Integração Interinstitucional, Bob Santos.  

No encontro, o embaixador da Colômbia no Brasil, Darío Montoya, mostrou o potêncial turístico do seu país e elogiou os atrativos brasileiros. “Depois de conhecer mais deste país incrível vejo o quanto podemos nos ajudar. O nosso governo tem pautas em sintonia que dá prioridade ao turismo. Só temos a ganhar com esta parceria traçada”, comentou.

De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, os turistas da Colômbia viajam ao Brasil em busca do turismo de praia, aventura e ecoturismo. A maioria se concentra no Sudeste, entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Já os brasileiros que visitam a Colômbia se concentram em destinos tradicionais como Bogotá, Medellín e Cartagena.
O objetivo é mostrar outros lugares, inclusive os que entraram no mapa turístico colombiano após o acordo de paz com as guerrilhas.