Óculos smart da Apple podem ganhar câmera escondida

Por Tech Tudo 21/12/2019 15h03 - Atualizado em 21/12/2019 18h06
Por Tech Tudo 21/12/2019 15h03 Atualizado em 21/12/2019 18h06
Óculos smart da Apple podem ganhar câmera escondida
Foto: Reprodução/PhoneArena
Os óculos smart da Apple, por ora apelidados de Apple Glasses, podem chegar ao mercado com uma tecnologia para esconder sensores. Desta forma, seria possível manter uma câmera escondida no suposto wearable para não comprometer o design, apontado como um dos pilares da empresa da maçã. Duas novas patentes registradas nos Estados Unidos indicam o uso de um mecanismo para encobrir componentes.

O Apple Glasses é um produto não confirmado pela empresa que aparece de forma recorrente em rumores que definem o projeto como um dispositivo de realidade virtual (VR, na sigla em inglês) e aumentada (AR) que está em desenvolvimento e deve ser apresentado pela gigante da tecnologia nos próximos anos.

A primeira das patentes refere-se a uma tecnologia que pode ocultar ou exibir componentes de acordo com a necessidade. Embora pareça algo abstrato, o site Apple Insider observa que a ideia poderia ser usada para ocultar sensores e outros elementos dos óculos.

Na hipótese de o Apple Glasses ter uma câmera, ela pode ser ocultada por meio da técnica para garantir um design mais limpo. Outro benefício é que a camada de ocultação, que cobriria o sensor mediante a passagem de corrente elétrica, poderia ser ajustada para calibrar a passagem de luz.

A ideia poderia ser adaptada também para o iPhone e outros dispositivos.

A outra patente é mais simples de entender e define como fones de ouvido poderiam ser removíveis e ajustáveis para maior conforto. O documento também explica que os componentes poderiam ter mais de um modo de uso, assumindo papel de alto-falante quando fora estivessem do óculos.

O mais interessante da documentação, no entanto, é a perspectiva de uma funcionalidade que representa os fones no ambiente virtual para que o usuário saiba onde eles estão. Imagine que um usuário está com o headset de realidade mista da Apple e precise dos fones: sem tirar o dispositivo, ele poderia encontrá-los a partir da representação dos fones dentro do mundo virtual.

O documento também explica a possibilidade de que o movimento do fone em relação aos óculos smart seja usado como funcionalidade de ajuste do áudio: o volume e o tipo de equalização mudariam conforme a posição do componente.