Agências da Caixa não vão mais abrir aos sábados para saques do FGTS
Nesta quarta-feira (30), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou que o banco deixará de abrir parte das agências aos sábados para saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Segundo Guimarães, a abertura das agências aos sábados se mostrou "matematicamente e empiricamente" desnecessária. Alegou que esteve em Vitória (ES) e viu as agências "muito vazias".
A decisão de abrir parte das agências para quem não tem conta no banco foi anunciada no último dia 16.
Ao anunciar a nova decisão, nesta quarta-feira, o presidente da Caixa afirmou que 90% dos pagamentos de não correntistas são feitos por meio de lotéricas ou de caixas eletrônicos.
"Há uma necessidade [de entrar na agência] quando se esquece a senha, mas isso é menos de 10% dos casos", explicou.
Com a decisão, Guimarães informou que a Caixa deixará de gastar em horas extra e transporte de valores, além de outros gastos operacionais.
MP do FGTS
A liberação de saques do FGTS foi autorizada por uma medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro. A MP está em análise no Congresso e precisa ser aprovada para virar uma lei em definitivo.
Entre outros pontos, a MP prevê que o saque terá limite de R$ 500. Mas o relator da proposta, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), propôs alterar esse valor para até R$ 998 no saque imediato.
Questionado sobre a proposta de Motta, o presidente da Caixa afirmou estar "tranquilo".
"Estamos tranquilos, pois 82% [dos trabalhadores com direito a saque] têm conta na Caixa. Para quem não tem, estão usando lotéricas, ou ATMs [máquina de saques]. Essa medida sendo aprovada estamos tranquilos, pois temos até 31 de março para realizar esses pagamentos", declarou.
Taxa de administração do FGTS
Sobre outra proposta do relator, de reduzir de 1% para 0,5% a taxa de administração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o presidente da Caixa afirmou que essa é uma prerrogativa do Congresso Nacional.
"Estamos melhorando muito pela tecnologia a eficiência. Os custo que temos hoje são muito inferiores a 2017. Agora, a gente ainda não recebeu [a proposta], não houve discussão. Mas estamos muito tranquilos", disse ele.
Atualmente, a Caixa tem um faturamento de cerca de R$ 5 bilhões, por ano, com a administração do FGTS, com uma taxa de 1%. Se o valor recuar para 0,5%, a instituição pode perder cerca de R$ 2,5 bilhões por ano.
Segundo Guimarães, a abertura das agências aos sábados se mostrou "matematicamente e empiricamente" desnecessária. Alegou que esteve em Vitória (ES) e viu as agências "muito vazias".
A decisão de abrir parte das agências para quem não tem conta no banco foi anunciada no último dia 16.
Ao anunciar a nova decisão, nesta quarta-feira, o presidente da Caixa afirmou que 90% dos pagamentos de não correntistas são feitos por meio de lotéricas ou de caixas eletrônicos.
"Há uma necessidade [de entrar na agência] quando se esquece a senha, mas isso é menos de 10% dos casos", explicou.
Com a decisão, Guimarães informou que a Caixa deixará de gastar em horas extra e transporte de valores, além de outros gastos operacionais.
MP do FGTS
A liberação de saques do FGTS foi autorizada por uma medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro. A MP está em análise no Congresso e precisa ser aprovada para virar uma lei em definitivo.
Entre outros pontos, a MP prevê que o saque terá limite de R$ 500. Mas o relator da proposta, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), propôs alterar esse valor para até R$ 998 no saque imediato.
Questionado sobre a proposta de Motta, o presidente da Caixa afirmou estar "tranquilo".
"Estamos tranquilos, pois 82% [dos trabalhadores com direito a saque] têm conta na Caixa. Para quem não tem, estão usando lotéricas, ou ATMs [máquina de saques]. Essa medida sendo aprovada estamos tranquilos, pois temos até 31 de março para realizar esses pagamentos", declarou.
Taxa de administração do FGTS
Sobre outra proposta do relator, de reduzir de 1% para 0,5% a taxa de administração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o presidente da Caixa afirmou que essa é uma prerrogativa do Congresso Nacional.
"Estamos melhorando muito pela tecnologia a eficiência. Os custo que temos hoje são muito inferiores a 2017. Agora, a gente ainda não recebeu [a proposta], não houve discussão. Mas estamos muito tranquilos", disse ele.
Atualmente, a Caixa tem um faturamento de cerca de R$ 5 bilhões, por ano, com a administração do FGTS, com uma taxa de 1%. Se o valor recuar para 0,5%, a instituição pode perder cerca de R$ 2,5 bilhões por ano.
Últimas Notícias
Política
Partidos devem enviar prestação de contas do exercício de 2025 até 30 de junho
Saúde
Feriado de São João: Hemoal funciona em horário especial para doação de sangue
Polícia
PM resgata mais de 250 animais silvestres e apreende oito armas de fogo durante operação em Alagoas
Polícia
Polícia Civil prende vereador suspeito de tentativa de homicídio no Sertão alagoano
Arapiraca
IML de Arapiraca identifica homem morto após atentado contra empresário usando análise papiloscópica
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

