Prefeitura de Maragogi decreta situação de emergência por manchas de óleo
O prefeito de Maragogi publicou, nesta segunda-feira (28), um decreto de situação de emergência por causa das manchas de óleo que atingem o litoral alagoano. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Alagoas.
O município é o terceiro a anunciar a medida. Segundo o prefeito Fernando Sérgio Lira Neto, considerando o surgimento dos resíduos, que há mais de dois meses atingiram o litoral de Maragogi, sem que até o momento sejam conhecidas a fonte e autoria do incidente, ficou determinado que até o dia 23 de dezembro, o município segue em estado de alerta máximo, a fim de detectar, recolher e encaminhar para destinação ambientalmente correta todos os resíduos de óleo que surgirem no litoral maragogiense.
Além disso, no documento assinado no último dia 23, o prefeito lembra que a atividade turística em Maragogi depende fundamentalmente das condições de balneabilidade das praias e integridade dos atributos naturais.
Para monitorar e promover as ações necessárias para identificar os pontos de ressurgência dos resíduos de petróleo, foi criado um Grupo Técnico de Acompanhamento.
O grupo ficará responsável por elaborar um relatório técnico com a descrição dos locais em que os resíduos surgirem, além da relação da mão de obra utilizada e os custos financeiros para a remoção do óleo. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos poderá convocar voluntários para o trabalho de remoção dos resíduos.
O município é o terceiro a anunciar a medida. Segundo o prefeito Fernando Sérgio Lira Neto, considerando o surgimento dos resíduos, que há mais de dois meses atingiram o litoral de Maragogi, sem que até o momento sejam conhecidas a fonte e autoria do incidente, ficou determinado que até o dia 23 de dezembro, o município segue em estado de alerta máximo, a fim de detectar, recolher e encaminhar para destinação ambientalmente correta todos os resíduos de óleo que surgirem no litoral maragogiense.
Além disso, no documento assinado no último dia 23, o prefeito lembra que a atividade turística em Maragogi depende fundamentalmente das condições de balneabilidade das praias e integridade dos atributos naturais.
Para monitorar e promover as ações necessárias para identificar os pontos de ressurgência dos resíduos de petróleo, foi criado um Grupo Técnico de Acompanhamento.
O grupo ficará responsável por elaborar um relatório técnico com a descrição dos locais em que os resíduos surgirem, além da relação da mão de obra utilizada e os custos financeiros para a remoção do óleo. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos poderá convocar voluntários para o trabalho de remoção dos resíduos.
Últimas Notícias
Política
Partidos devem enviar prestação de contas do exercício de 2025 até 30 de junho
Saúde
Feriado de São João: Hemoal funciona em horário especial para doação de sangue
Polícia
PM resgata mais de 250 animais silvestres e apreende oito armas de fogo durante operação em Alagoas
Polícia
Polícia Civil prende vereador suspeito de tentativa de homicídio no Sertão alagoano
Arapiraca
IML de Arapiraca identifica homem morto após atentado contra empresário usando análise papiloscópica
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

