Órgãos definem ações para diminuir impacto ambiental causado pelas manchas de óleo encontradas nas praias de Alagoas
Representantes dos órgãos ambientais de Alagoas se reuniram, nesta segunda-feira (7), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Maceió, para discutir as medidas conjuntas que serão tomadas para minimizar os impactos ambientais causados pelas manchas que estão se espalhando na costa do estado.
Durante a reunião, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), Gustavo Lopes, escutaram os relatos dos secretários municipais de meio ambiente, quanto à situação das praias em seus municípios e definiram estratégias de ações.
Uma das ações apontadas foi que os representantes dos municípios serão capacitados para os primeiros socorros aos animais e encaminhamento às áreas de tratamento e recuperação dos mesmos.
Os municípios ainda foram orientados a enviar os resíduos que já se encontram nas praias para a Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana (CTR), localizada no município de Pilar, para que possa ser feito um descarte de forma apropriada.
O coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, ainda reforçou a importância de a população evitar o contato direto com o material. Ao avistar manchas de óleo nas praias é recomendado informar ao órgão ou a prefeitura local o mais rápido possível. E em caso de contato acidental, a indicação é aplicar gelo sobre a área e higienizar, utilizando óleo de cozinha.
Durante a reunião, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), Gustavo Lopes, escutaram os relatos dos secretários municipais de meio ambiente, quanto à situação das praias em seus municípios e definiram estratégias de ações.
Uma das ações apontadas foi que os representantes dos municípios serão capacitados para os primeiros socorros aos animais e encaminhamento às áreas de tratamento e recuperação dos mesmos.
Os municípios ainda foram orientados a enviar os resíduos que já se encontram nas praias para a Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana (CTR), localizada no município de Pilar, para que possa ser feito um descarte de forma apropriada.
O coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, ainda reforçou a importância de a população evitar o contato direto com o material. Ao avistar manchas de óleo nas praias é recomendado informar ao órgão ou a prefeitura local o mais rápido possível. E em caso de contato acidental, a indicação é aplicar gelo sobre a área e higienizar, utilizando óleo de cozinha.
Últimas Notícias
Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca irá conceder pontos facultativos nesta quarta (24) e na segunda (29)
Brasil / Mundo
Projeto que proíbe mulheres trans de usar banheiros femininos é aprovado em 2ª votação pela Câmara de Teresina
Política em Pauta
Graça Dias deixa disputa por vaga na Câmara de Maceió e PP assume batalha judicial contra mandato ocupado por vereador do PSDB
Arapiraca
Arraiá Matuto Macho celebra cultura nordestina e reúne comunidade no Jardim Esperança
Brasil / Mundo
Quem é Edir Macedo, líder da Igreja Universal investigado na Operação Miragem da PF
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

