O calendário de corridas em Alagoas até o fim do ano

Por Redação 21/08/2019 11h11 - Atualizado em 21/08/2019 14h02
Por Redação 21/08/2019 11h11 Atualizado em 21/08/2019 14h02
O calendário de corridas em Alagoas até o fim do ano
Foto: Google Imagens
É cada vez maior o número de pessoas que se dedicam à corrida de rua. O exercício deixou de ser apenas uma prática esportiva e está atraindo os corredores amadores para competições. Empresas especializadas no assunto calculam que o Brasil já soma mais de 4 milhões de praticantes de corrida de rua, que percorrem em média trajetos de dez quilômetros.

Isso pode ser verificado, por exemplo, pela quantidade de corridas de rua em todo o país, atraindo não só profissionais, que lutam pelas premiações, como também amadores que treinam forte e buscam a superação pessoal e o prazer do alcance de metas.

O "boom" das corridas de rua também tem gerado um efeito positivo na cadeia produtiva do turismo, já que os competidores que são atraídos acabam movimentando diversos elos desse setor, como hotéis, restaurantes, comércio e agências de viagem.

Porém, é preciso ter cautela. Não é porque a modalidade está em alta que deve ser praticada sem certos cuidados. Seja para se manter em forma ou mesmo para competir, a boa saúde do corredor é fundamental na prática da corrida de rua.

O primeiro passo para uma boa prática do esporte é ter consciência de seus limites. Por isso a importância de fazer uma avaliação médica antes de começar. E isso vale para atletas, gente que se exercita regularmente ou para aquela pessoa sedentária que irá iniciar em alguma prática esportiva.

No caso da corrida de rua, por exemplo, o esporte pode ser contraindicado para pessoas com hipertensão ou cardiopatia. Somente um médico poderá avaliar o paciente e ajudá-lo a programar sua atividade física. Então, é bom planejar o início da prática e estar ciente do processo de adaptação.

Apesar dos cuidados a corrida é um dos esportes mais democráticos do mundo. De acordo com o portal VcEmForma, a atividade atrai tantos adeptos justamente por estas características, afinal, basta um tênis confortável e uma rua tranquila para dar o start no esporte.

Se você planeja se envolver na modalidade e deseja participar de algumas competições na região de Maceió, confira o calendário das próximas corridas de rua:

18 de agosto – Circuito Rei e Rainha do Trail Run – 3ª Etapa
Categorias: 3km (Caminhada), 7km, 12km e 21km.
Cidade: Maceió.

25 de agosto – Circuito dos Bairros – 3ª Etapa
Categorias: 2 e 5km.
Cidade: Maceió.

31 de agosto - Corrida da Advocacia e Cidadania
Categorias: Os atletas poderão percorrer as distâncias de 2,5km ou 5km, com as categorias de 5km, geral e para advogados; 2,5km, geral e para advogados; além dos 300 metros, exclusivo para as crianças (de 3 a 12 anos).
Cidade: Maceió.

01 de setembro - Meia Maratona Coop
Categoria: 21, 10 e 5km.
Cidade: Maceió.

14 de setembro - Legend Uphill Ultramarathon 90k
Categorias: 90km (Solo, Dupla, Trio, Quarteto e Sexteto).
Cidade: Maceió.

21 de setembro - 5ª Corrida e Caminhada do TRT
Categorias: 5km e 10km.
Cidade: Maceió.

29 de setembro - Ultramaratona das Barras – 4ª Edição
Categorias: 81km.
Cidade: Barra de São Miguel.

5 de outubro - Nigth Run Arapiraca
Categorias: 5km e 10km.
Cidade: Arapiraca.

12 de outubro - 2ª Corrida Oficial EB Running
Categorias: 7km e 12km.
Cidade: Flexeiras.

9 de novembro - Circuito Santa Casa 2019
Categorias: 5km e 10km.
Cidade: Maceió.

14 de dezembro – Maceió 4 Estações – Etapa Verão
Categorias: 2,5km, 5km e 10km.
Cidade: Maceió.

29 de dezembro - 15K da Virada
Categorias: 5km e 15km.
Cidade: Maceió.