Jornalistas da TV Gazeta de Alagoas pedem intervenção do Grupo Globo
Rebaixados de cargos, punidos e afastados do ar após participarem de uma greve em Alagoas, em junho, um grupo de jornalistas da Globo em Alagoas (TV Gazeta) tomaram uma decisão drástica: pedem a intervenção do Grupo Globo na emissora local. Eles enviaram uma carta à direção de Jornalismo e do Grupo Globo no Rio de Janeiro e em São Paulo.
"Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e, em seguida, ao público", diz o documento enviado à rede da família Marinho (veja a íntegra abaixo).
Nele, os funcionários relatam que o chamado "padrão Globo" não existe mais em Alagoas, e que isso coloca em risco 30 anos de trabalho das equipes locais, bem como o nome da própria rede.
Collor é o dono
A TV Gazeta tem como principal acionista do senador Fernando Collor de Mello (PTC), investigado pela Lava-Jato e que teve pena de mais de 22 anos prisão pedida pela PGR (Procuradoria-Geral da República).
O diretor-executivo da TV Gazeta, Luís Amorim, também já foi citado nas investigações no Paraná, como autor de um suposto empréstimo de R$ 1 milhão a Collor de Mello.
A emissora enfrenta grave crise econômica. Sua sede e outros imóveis estão sendo leiloados para pagamento de dívidas. Cerca de 15 jornalistas veteranos foram demitidos assim que retornaram da greve iniciada em junho e que atingiu quase todos os veículos de comunicação de Alagoas.
A greve começou porque a TV Gazeta queria reduzir salários em até 40% e cortar outros benefícios. A Justiça, porém, determinou a reintegração imediata dos 15 jornalistas demitidos. Assim que voltaram, passaram a ser hostilizados pela direção: quase todos foram afastados ou rebaixados de cargos.
Leia a seguir a íntegra da carta, enviada pelos ex-grevistas hoje na TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas:
"Avaliamos, a cada linha escrita, até onde poderíamos ir na organização das palavras, na narrativa dos fatos. Nos agarramos à certeza de que a vida é feita de experiências que se somam e que, ao se depararem com a verdade, expandem o olhar.
Dessa forma, passamos então a compreender a complexidade do mundo e do outro.
É por meio da palavra, matéria-prima da profissão que escolhemos, o jornalismo, que narramos aqui aquilo que parece ser invisível, mas dói. É o que não se adivinha, mas pesa, como disse Orides Fontela. E para expandir o olhar e trazer alívio, todos os fatos abordados são acompanhados de documentos, fotos e vídeos que comprovam sua veracidade.
O objetivo é levar ao seu conhecimento, na esperança de que, ao terminar a leitura, seja feita uma avaliação do cenário e uma intervenção direta da Globo em busca de melhorias.
O jornalismo construído ao longo dos últimos 30 anos na TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, onde trabalham e trabalharam os jornalistas que apresentam esta carta, não é mais visto na televisão.
A mudança não significa um avanço, mas é um reflexo da má gestão e do desrespeito a todos os profissionais. Tal situação coloca em risco a credibilidade da emissora e compromete a qualidade da informação que chega ao telespectador - nosso bem maior.
É pelo compromisso que nós jornalistas assumimos com a sociedade, de transparência sobre todas essas coisas, que não podemos deixar que isso continue.
Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e em seguida ao público.
Assim sendo, esperamos profundamente que todas as coisas se resolvam o mais rápido possível, pelo bem do bom jornalismo e dos profissionais que dedicam e dedicaram parte da vida na sua construção.
Atenciosamente, Maceió (AL), 29 de julho de 2019."
Outro lado
Procurada, a Globo não respondeu a esta coluna até a publicação deste texto. Se o fizer, será incluído aqui. A TV Gazeta em Alagoas também não respondeu aos pedidos de informação ou de nota por parte desta coluna.
"Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e, em seguida, ao público", diz o documento enviado à rede da família Marinho (veja a íntegra abaixo).
Nele, os funcionários relatam que o chamado "padrão Globo" não existe mais em Alagoas, e que isso coloca em risco 30 anos de trabalho das equipes locais, bem como o nome da própria rede.
Collor é o dono
A TV Gazeta tem como principal acionista do senador Fernando Collor de Mello (PTC), investigado pela Lava-Jato e que teve pena de mais de 22 anos prisão pedida pela PGR (Procuradoria-Geral da República).
O diretor-executivo da TV Gazeta, Luís Amorim, também já foi citado nas investigações no Paraná, como autor de um suposto empréstimo de R$ 1 milhão a Collor de Mello.
A emissora enfrenta grave crise econômica. Sua sede e outros imóveis estão sendo leiloados para pagamento de dívidas. Cerca de 15 jornalistas veteranos foram demitidos assim que retornaram da greve iniciada em junho e que atingiu quase todos os veículos de comunicação de Alagoas.
A greve começou porque a TV Gazeta queria reduzir salários em até 40% e cortar outros benefícios. A Justiça, porém, determinou a reintegração imediata dos 15 jornalistas demitidos. Assim que voltaram, passaram a ser hostilizados pela direção: quase todos foram afastados ou rebaixados de cargos.
Leia a seguir a íntegra da carta, enviada pelos ex-grevistas hoje na TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas:
"Avaliamos, a cada linha escrita, até onde poderíamos ir na organização das palavras, na narrativa dos fatos. Nos agarramos à certeza de que a vida é feita de experiências que se somam e que, ao se depararem com a verdade, expandem o olhar.
Dessa forma, passamos então a compreender a complexidade do mundo e do outro.
É por meio da palavra, matéria-prima da profissão que escolhemos, o jornalismo, que narramos aqui aquilo que parece ser invisível, mas dói. É o que não se adivinha, mas pesa, como disse Orides Fontela. E para expandir o olhar e trazer alívio, todos os fatos abordados são acompanhados de documentos, fotos e vídeos que comprovam sua veracidade.
O objetivo é levar ao seu conhecimento, na esperança de que, ao terminar a leitura, seja feita uma avaliação do cenário e uma intervenção direta da Globo em busca de melhorias.
O jornalismo construído ao longo dos últimos 30 anos na TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, onde trabalham e trabalharam os jornalistas que apresentam esta carta, não é mais visto na televisão.
A mudança não significa um avanço, mas é um reflexo da má gestão e do desrespeito a todos os profissionais. Tal situação coloca em risco a credibilidade da emissora e compromete a qualidade da informação que chega ao telespectador - nosso bem maior.
É pelo compromisso que nós jornalistas assumimos com a sociedade, de transparência sobre todas essas coisas, que não podemos deixar que isso continue.
Somente uma intervenção na diretoria administrativa e, sobretudo, de Jornalismo, é capaz de mudar os rumos dessa história que contamos hoje a você e em seguida ao público.
Assim sendo, esperamos profundamente que todas as coisas se resolvam o mais rápido possível, pelo bem do bom jornalismo e dos profissionais que dedicam e dedicaram parte da vida na sua construção.
Atenciosamente, Maceió (AL), 29 de julho de 2019."
Outro lado
Procurada, a Globo não respondeu a esta coluna até a publicação deste texto. Se o fizer, será incluído aqui. A TV Gazeta em Alagoas também não respondeu aos pedidos de informação ou de nota por parte desta coluna.
Últimas Notícias
Arapiraca
Parecer do MPE é contra suspender divulgação de pesquisa eleitoral
Brasil / Mundo
Julgamento do caso Gritzbach é anulado e terá de recomeçar
Polícia
IML divulga causa da morte de Silvânia Maria da Silva, vítima de feminicídio em Arapiraca
Política
Podemos expõe na TV escândalo do Banco Master em Maceió
Polícia
ROCAM recupera motocicleta com registro de roubo durante patrulhamento em Arapiraca
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

