Família de idosa que escavou terreno em Maceió está sofrendo com críticas

Por Redação com Gazetaweb.com 11/07/2019 14h02 - Atualizado em 11/07/2019 17h05
Por Redação com Gazetaweb.com 11/07/2019 14h02 Atualizado em 11/07/2019 17h05
Família de idosa que escavou terreno em Maceió está sofrendo com críticas
Idosas cavaram terreno por mais de uma década até a casa ficar ilhada - Foto: Cortesia
Empatia. É o que familiares e amigos das idosas Maria Rita e Maria José, que durante mais de uma década escavaram o terreno e tornaram a casa "ilhada", pedem. Em entrevista exclusiva concedida à Gazetaweb, o filho de Rita, Almir Nascimento, rebateu as informações de que a família teria abandonado as idosas e falou sobre o sofrimento da família por toda situação que ganhou destaque na imprensa.

"Sofremos muito com isso, tanto eu como meus irmãos. Tentamos tirar ela de lá por diversas vezes, mas ela nunca aceitou. Somos de uma época em que os filhos respeitam muito a opinião dos pais e tratamos nossa mãe com respeito, atualmente os filhos têm um perfil diferente", disse Almir Nascimento.

Hoje, as idosas estão em uma casa de Almir, e não em uma casa alugada, onde recebem equipes de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

"Quando se cogita a possibilidade de ter que internar uma mãe, que ainda não sabemos se é o caso dela, ou de minha tia, um filho que tem gratidão repensa por inúmeras possibilidades. Não é uma decisão fácil", desabafou Almir Nascimento.

Abalado com a situação, o filho de Maria Rita também disse que a família estava sofrendo bem antes de o fato ter sido divulgado. "A família já vinha sofrendo muito, e hoje, estamos gratos a Deus porque, mesmo em meio a toda essa turbulência, conseguimos tirar ela de lá", contou.

Ele também fez duras críticas à divulgação de notícias falsas sobre o caso. "A mídia é sensacionalista e perigosa, e pode fazer uma história seguir por rumos distorcidos. Não houve resgate, nada de aluguel social, não existe negligência. Eu mesmo, pessoalmente, tirei a minha mãe de lá, a conduzi até uma outra casa que tenho", informou Almir Nascimento.

Ao tomar conhecimento do vídeo do vereador Siderlany Mendonça, Almir conta que viu a "oportunidade chave" para mudar a vida da mãe, da tia e de toda família. "Fui até o gabinete do vereador e, juntos, combinamos tudo sobre acionar a Defesa Civil, o acompanhamento das equipes de assistência, e outras medidas", relatou.

No momento, a preocupação é tratar a saúde de Maria Rita, ainda conforme o desabafo do filho. "Não quero mais nenhum tipo de exposição na mídia, pois isso só machuca mais, tanto a família como ela, que está muito sensível neste momento tão delicado. É uma senhora de 65 anos que lutou a vida toda para criar e sustentar 5 filhos que hoje estão todos com saúde e são pessoas de bem, graças à educação que foi dada por esta velha guerreira", ressaltou, acrescentando que "nem TV eu levei pra casa por conta de toda essa repercussão, porque não quero que ela saiba. Peço apenas que as emissoras tenham um mínimo de respeito, por se tratar de um assunto tão delicado e de família", concluiu.