Operação do Exército combate comércio ilegal de armas e munições em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 20/06/2018 11h11 - Atualizado em 20/06/2018 14h02
Por Redação com Assessoria 20/06/2018 11h11 Atualizado em 20/06/2018 14h02
Operação do Exército combate comércio ilegal de armas e munições em Arapiraca
Foto: Divulgação/Assessoria
O Exército Brasileiro desencadeou uma operação denominada Alta Pressão VI, que tem como objetivo intensificar a fiscalização do comércio de armas de fogo e munições em todo o País, entre os dias 19 e 21 de junho. Em Arapiraca, militares do Exército, da Polícia Militar, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Receita Estadual fiscalizam todas as empresas do seguimento na cidade.

A Operação Alta Pressão VI visa coibir desvios de armas e munições que poderiam parar no comércio ilegal. A fiscalização acontece por meio da vistoria em planos de segurança orgânicas das lojas estão em condições de oferecer segurança para o armazenamento de armas e munições. Outro ponto observado é o arquivo das empresas para saber se são vendidos produtos controlados para as pessoas autorizadas e na quantidade autorizada. Além disso, o estoque também é verificado.

De acordo com o Exército, as ações impactam diretamente a segurança pública nacional, uma vez que contribuem, significativamente, para a redução da violência com armas de fogo e, consequentemente, para a melhoria da sensação de segurança.

Segundo dados do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 7ª Região Militar, com sede em Recife, Pernambuco, na última operação Alta Pressão, realizada em novembro de 2017, foram executadas 9 autuações e a apreensão de mais de 400 munições, 9 armas, 11 Kg de pólvora e 295 Kg de chumbo, dentre outros.