22 condutores em Alagoas têm CNH suspensa por não saberem ler

Por Redação com TNH1 20/03/2018 15h03 - Atualizado em 20/03/2018 18h06
Por Redação com TNH1 20/03/2018 15h03 Atualizado em 20/03/2018 18h06
22 condutores em Alagoas têm CNH suspensa por não saberem ler
Foto: Reprodução
Um processo de revalidação da Carteira Nacional e Habilitação (CNH) no ano passado deixou 22 condutores com o documento suspenso, segundo o diretor-presidente do Detran em Alagoas, Antônio Carlos Gouveia.

Em entrevista à Rádio Pajuçara FM Maceió nesta terça-feira (20), os motoristas assumiram que não sabiam ler. Eles tiveram suas CNHs retidas, durante blitzes da Lei Seca.

Ainda de acordo com Gouveia, os condutores terão que passar por um curso de reciclagem para reaver suas carteiras de habilitação, além do pagamento de multa de quase R$ 3 mil. Muitos deles assumem que não têm condições de realizar o exame teórico, disse.

Os motoristas analfabetos flagrados durante a fiscalização, segundo o diretor, possuem perfis parecidos. “São condutores com anos de carteira, que receberam o documento como troca de algum favor político e vinham fazendo a renovação sem passar por provas, por isso nunca tivemos conhecimento”, comentou.

Dos motoristas irregulares, 14 deles eram do interior de Alagoas e oito da Capital. Todos tinham acima de 45 anos. “Indicamos a eles que façam o curso de educação para jovens e adultos e assim possam ter acesso ao documento novamente”, sugeriu.

Vale lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação é uma licença do Estado declarando que o cidadão está apto a dirigir. Só pode obter o documento quem tem mais de 18 anos, sabe ler e escrever e possui documento de identificação e CPF.