Palco Aberto comemora 14 anos com gravação de DVD de músicas alagoanas

Por Assessoria 01/03/2018 21h09 - Atualizado em 02/03/2018 00h12
Por Assessoria 01/03/2018 21h09 Atualizado em 02/03/2018 00h12
Palco Aberto comemora 14 anos com gravação de DVD de músicas alagoanas
Foto: Assessoria
Quinze artistas sobem ao palco do Teatro Deodoro para a gravação da segunda coletânea do projeto Palco Aberto, em DVD, de música autoral produzida no Estado. O DVD marca a festa de aniversário de 14 anos do Projeto Palco Aberto, gravando, em imagem e som, que há de melhor na música de Alagoas. Cada artista apresentará uma música, neste grande show coletivo.

O evento ocorre no dia 15 de março, uma quinta-feira, ocasião que alagoanos e turistas poderão apreciar, a partir das 20horas, uma mescla dos vários rítmos, do Rock a MPB, produzidos em terras caetés. Uma iniciativa do Instituto Boibumbarte, viabilizada pelo Prêmio Eris Maximiano, da Prefeitura de Maceió.

Com 14 anos de estrada, o Projeto Palco Aberto realiza ações de incentivo à cultura para os quatro cantos do Estado. “Tudo começou em 2004 com a ideia de criar um palco democrático para dar visibilidade à música produzida em Alagoas”, explica a produtora executiva do Instituto Boibumbarte, Susie Cysneiros.

Para a gravação deste DVD foram selecionados 15 dos 59 grandes artistas que já se apresentaram no Projeto Palco Aberto, um deles é o músico Zé Miltons, que ressalta a importância da valorização da boa música do Estado. “Desde a primeira edição, a produção do Projeto Palco Aberto sempre se preocupou em reunir artistas com trabalho de altíssima qualidade, e não com produtos artísticos de puro apelo comercial. Por isso, o nível é sempre muito alto, o que me deixa feliz e honrado de estar entre grandes artistas alagoanos, na gravação do segundo DVD desse projeto”, elogia o cantor.

A gravação do DVD do Palco Aberto terá apresentações de Basílio Seh, D’Dreads, Edi Ribeiro, Gato Negro, Ibys Maceioh, Jan Cláudio, João Albrecht, Júlio Uçá, Júnior Almeida, Kel Monalisa, Máclein, Marcos Farias, Toinho Antunes, Wilson Miranda e Zé Miltons.

Sobre o Palco Aberto


A primeira edição foi realizada, em formato pocket show, no Bar Engenho Jaraguá, logo na terceira apresentação o projeto saiu do formato pocket e ganhou a rua, durante 5 meses, a cada quinta um novo músico se apresentando. Em 2005 o mesmo formato de evento foi realizado no Sesc Poço, já em 2006 no Teatro de Arena foi palco para as apresentações dos artistas alagoanos.

Em 2007 o Palco Aberto foi levado para a cidade de Arapiraca. O campus da UNEAL, da segunda maior cidade alagoana, foi local para 4 meses de uma boa mostra da música produzida no Estado. Entre os anos de 2004 e 2009 o Palco Aberto publicou três Cds e um DVD, este último comemorativo aos 5 anos do projeto. Durante este período, 45 compositores fizeram parte do Palco Aberto.

No ano de 2010, o Palco Aberto foi reestruturado e passou a percorrer vários municípios alagoanos, com várias ações para a valorização da cultura e executando um mapeamento das expressões culturais, formando agentes culturais, capacitando professores da rede pública, e distribuindo a Coletânea “Alagoas Nossa Terra”.

Em 2013, ainda continuando o projeto de valorização da cultura alagoana, o Palco Aberto realizou eventos nas cidades de Delmiro Gouveia, Arapiraca, Penedo, Viçosa, União dos Palmares, Porto Calvo, São Miguel e Maceió, com a participação de 42 municípios e mais de 500 expressões culturais, entre música, folguedos, teatro, moda, literatura, artesanato.

Já no ano de 2014, no aniversário de 10 anos do projeto, foi lançado o Portal Alagoas, inserido no site www.projetopalcoaberto.com.br, um canal de pesquisa prático, divertido e eficiente sobre a história e cultura de Alagoas. Em sua 7º edição musical, em 2016, o Palco Aberto realizou uma série de apresentações no Teatro Linda Mascarenhas, com a participação de vários artistas alagoanos.

Edição de aniversário

Este edição, comemorativa aos 14 anos de projeto, será marcada pela apresentação de antigos parceiros do Palco Aberto, como o cantor João Albrecht que destaca a importância da iniciativa do Instituto Boibumbarte. "Desde a primeira edição do Projeto Palco Aberto tenho sido fã e artista deste projeto que é referência em Alagoas, participando em todas as edições inclusive na parte técnica. É imprescindível ferramenta profissional para os músicos e compositores que não dispõem de CD editado”.

O som produzido em Arapiraca também terá um grande espaço na gravação do DVD, o que comemora o baterista Wilson da Banda Gato Negro. “Dentro desses 10 anos de Gato Negro, o Projeto Palco Aberto, foi muito importante porque nos colocou em contato direto com grandes nomes da música alagoana. Estar na gravação deste DVD é motivo de muito orgulho. Parabéns Palco Aberto e muito obrigado pela acolhida”.

Para conhecer melhor a história e as músicas dos artistas que se apresentarão no DVD acesse o portal do projeto: www.projetopalcoaberto.com.br.

SERVIÇO:

Show e Gravação do DVD: Projeto Palco Aberto –14 anos
Data: Quinta, dia 15 de março
Horário do show: 20h
Local: Teatro Deodoro
Entrada: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Informações: www.projetopalcoaberto.com.br | (82) 3317 8420
Patrocínio: Prefeitura de Maceió - Prêmio Eris Maximiano
Realização: Instituto Boibumbarte de Cultura