Aumenta número de infrações de trânsito após desligamento dos pardais em Maceió, afirma SMTT

Por G1 Alagoas 27/12/2017 07h07 - Atualizado em 27/12/2017 10h10
Por G1 Alagoas 27/12/2017 07h07 Atualizado em 27/12/2017 10h10
Aumenta número de infrações de trânsito após desligamento dos pardais em Maceió, afirma SMTT
Foto: Divulgação
O número de infrações de trânsito aumentou significativamente após os desligamentos dos pardais eletrônicos em Maceió, segundo divulgou a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Os equipamentos foram desligados em 19 de dezembro deste ano após determinação judicial. O processo foi movido pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL), que contesta a legalidade dos equipamentos.

De acordo com o órgão, um dia antes do desligamento dos aparelhos, foram contabilizadas 1.010 infrações. Já no dia seguinte, quando o funcionamento dos pardais foi suspenso, a SMTT registrou 1.816 infrações.

Ainda segundo a SMTT, nos dias 24 e 25 de dezembro, foram contabilizadas 8.875 e 8.619 infrações, respectivamente. Essa contagem chega ser 8 vezes maior que os números colhidos um dia antes do desligamento.

Em relação ao número de acidentes na capital, também houve um considerável aumento, segundo a SMTT. No período entre 21 e 25 de dezembro, a quantidade de acidentes foi de 57, um aumento de 148%, mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 25 acidentes de trânsito.

“Não podemos afirmar com precisão que o aumento de acidentes neste período se deve ao desligamento da fiscalização eletrônica. Porém, é importante lembrar que o excesso de velocidade ainda lidera as listas de causas de acidentes fatais e também está entre os motivos causadores de acidentes mais leves juntamente com a falta de atenção dos condutores e o desrespeito à sinalização”, afirma o chefe da Divisão de Levantamento de acidentes de Trânsito e Estatísticas, Carlos Moura.