Mais de 18 mil carros já foram arrombados este ano em Alagoas, diz SSP

Por G1 Alagoas 22/12/2017 07h07 - Atualizado em 22/12/2017 10h10
Por G1 Alagoas 22/12/2017 07h07 Atualizado em 22/12/2017 10h10
Mais de 18 mil carros já foram arrombados este ano em Alagoas, diz SSP
Foto: Divulgação/ Ilustração
Mais de 18 mil carros foram arrombados em Alagoas neste ano. O número alarmante superou os registros de todo o ano de 2016, que contabilizou mais de 13 mil casos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL).

Entre as vítimas de criminosos está o servidor público Morvan Pimentel. Ele saía do trabalho e ao entrar no carro viu que o aparelho de som e o GPS que ficavam no painel do veículo haviam sido roubados.

“Quando coloquei a chave notei que o carro estava destrancado. Quando abri o carro, vi tudo revirado. Papéis, sacolas e coisas que comprei. Olhei para painel e estava um buraco”, relata.

E o pior é que não foi a primeira vez que isso aconteceu com ele. “No ano passado, nesse mesmo período de fim de ano, também tive o carro arrombado”, completa o servidor público.

Situações como a do servidor público têm sido cada vez mais comuns. No centro de Maceió o policiamento ostensivo até coíbe ações de alguns criminosos, mas ainda não é o suficiente.

“Nós orientamos sempre que a população se previna. Deixar pertences dentro do veículo é uma situação de risco. A pessoa que vai cometer a infração vê uma facilidade. O ideal é não deixar nada de valor dentro do veículo”, orienta o major Roberto, da Polícia Militar.

O especialista em segurança Daniel Saraiva afirma que muitos arrombamentos poderiam ter sido evitados se tivesse existido um pouco mais de prudência.

“Maior causa é o esquecimento de objetos na área visual. Mochilas, equipamentos eletrônicos, dinheiro trocado, entre outros, despertam o interesse do mau elemento em cometer o furto. O lugar onde você estaciona o carro vai dar diretamente o grau de risco. Locais com pouca iluminação e pouca circulação de pessoas são os favoritos”, esclarece.