Operação apreende dezenas de pássaros e fecha abatedouro clandestino

Por Gazeta Web 20/11/2017 16h04 - Atualizado em 20/11/2017 19h07
Por Gazeta Web 20/11/2017 16h04 Atualizado em 20/11/2017 19h07
Operação apreende dezenas de pássaros e fecha abatedouro clandestino
Foto: BPA
Homens do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) apreenderam, na manhã desta segunda-feira (20), dezenas de pássaros que eram comercializados irregularmente em feiras realizadas em municípios do interior do estado. Já no último sábado (18), os militares do BPA fecharam um abatedouro irregular em Satuba, município da região metropolitana de Maceió. As carnes - cujo manuseio se dava sem qualquer condição de higiene -, eram vendidas em feiras livres.

Na ação desta segunda, o BPA, que contou com o apoio de equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursois Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu dezenas de pássaros criados em cativeiros e também comercializados em feiras livres. Os autores dos crimes foram autuados, com a polícia lavrando os termos circunstanciados de ocorrência (TCOs).

Na oportunidade, os militares responsáveis pela operação explicaram que, inicialmente, a multa aplicada contra os comerciantes é de R$ 500 por animal em situação irregular, caso o mesmo não esteja na lista em extinção, com os infratores também passando a responder criminalmente pela infração.

Abatedouro irregular

Em Satuba, o BPA chegou ao abatedouro, na zona rural daquele município, após denúncia anônima. No local, depararam-se com um bovino sendo abatido em meio a fezes e no chão. Ainda segundo a polícia, testemunhas apontaram que a carne do animal teria como destino a feira livre da cidade de Satuba.

Com o flagrante, o BPA constatou a prática de crime contra a saúde pública, devido à situação de maus tratos (devido à utilização de técnica de abate contrária à instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e à ausência de licença ambiental ou autorização por órgão competente para o abate de animais.

O infrator foi conduzido à Central de Fragrantes, em Maceió, onde também foi autuado.