Adefal alerta que pacientes podem estar sendo vítimas de um golpe

Por Gazeta Web 25/10/2017 16h04 - Atualizado em 25/10/2017 19h07
Por Gazeta Web 25/10/2017 16h04 Atualizado em 25/10/2017 19h07
Adefal alerta que pacientes podem estar sendo vítimas de um golpe
Foto: Divulgação
Um novo golpe pode estar sendo aplicado por bandidos no estado. Desta vez, as vítimas são pessoas atendidas pela Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). Nas duas últimas semanas, a entidade recebeu diversas reclamações de usuários que relataram ter atendido a uma ligação telefônica com o objetivo de marcar consultas nas próprias residências dos pacientes.

O problema é que a Adefal não presta este tipo de atendimento domiciliar e agora teme que as pessoas possam ser vítimas de um golpe.

Segundo a assessoria de comunicação da Adefal, pelas informações apuradas até agora, os criminosos seguem uma linha de atuação. "Eles se apresentam como sendo da Adefal e falam que o pessoal precisa vir aqui para algum atendimento específico, como em casos de consulta ou pesquisa de satisfação, e quando o paciente diz que não pode, eles dizem que vão até a casa das pessoas".

Até agora, não se sabe exatamente o que tem motivado essas ligações. Para a associação, trata-se de um golpe que tem o objetivo de tirar proveito das pessoas menos favorecidas atendidas pela Adefal, muitas delas, inclusive, vindas do interior de Alagoas.

Em entrevista à Gazetaweb, a assessoria da Adefal salientou que na tarde dessa terça-feira (24), inclusive, uma paciente estava esperando para ser atendida no prédio da Associação quando entraram em contato com ela a fim de marcar uma consulta. Ao informar que já estava no estabelecimento, a ligação foi cortada e os golpistas não retornaram mais o contato.

A Adefal instaurou uma campanha interna de conscientização e tem pedido aos usuários que, se receberam este tipo de ligação, anotem o número e o horário delas e façam uma denúncia junto à Ouvidoria do órgão.

As denúncias podem ser feitas na sede da instituição, na Rua Clementino do Monte, no bairro do Farol, em Maceió; ou pelo telefone 2121-8670.

Após esta apuração, a Adefal diz que irá elaborar um documento com todas as denúncias para que a polícia possa interceptar os números telefônicos de onde têm partido as ligações fraudulentas e, assim, chegar aos criminosos.