Detento é diagnosticado com meningite e visitas podem ser suspensas

Por Gazeta Web 04/09/2017 17h05 - Atualizado em 04/09/2017 20h08
Por Gazeta Web 04/09/2017 17h05 Atualizado em 04/09/2017 20h08
Detento é diagnosticado com meningite e visitas podem ser suspensas
Foto: Cortesia
Um detento que cumpria pena no Presídio de Segurança Máxima (PSM) foi diagnosticado com meningite, segundo informou a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Com a confirmação, o preso - que não teve o nome revelado - foi transferido, nesta segunda-feira (4), para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT). Devido ao risco de contaminação, as visitas aos presos daquela unidade podem ser suspensas neste final de semana.

Ainda segundo a Seris, as visitas do próximo final de semana somente ocorrerão caso autorizadas pelo corpo médico que está à frente do caso. A Seris confirmou também que o detento está recebendo todo o cuidado necessário para seu restabelecimento.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Kleyton Anderson, o preso foi diagnosticado com a doença nesse domingo, sendo encaminhado para a UPA do Benedito Bentes e, em seguida, para o HDT. Ele estava no Cadeião e foi encaminhado para o PSM na última semana.

Informações repassadas por agentes apontam que o detento que contraiu a bactéria seria um dos responsáveis pela morte do reeducando Carlos Júnior dos Santos, de 19 anos, que teve a cabeça degolada e colocada dentro da barriga do cadáver, na semana passada.

Em 2016, quando se registrou casos de meningite em unidades do sistema prisional, as visitas tiveram de ser suspensas em virtude da possibilidade de os familiares e amigos dos presos se contraminarem. A medida também teve como objetivo evitar que a doença se proliferasse também foram da prisão.

Por fim, a Seris informou, ainda, que todos os detentos e agentes que tiveram contato direto com o preso estão sendo acompanhados por médicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do próprio sistema prisional, assegurando também que a situação está sob controle.