Igreja Universal pedirá dinheiro a fiéis para levar 22 milhões a filme de Edir Macedo

Por Notícias da TV 14/08/2017 09h09 - Atualizado em 14/08/2017 12h12
Por Notícias da TV 14/08/2017 09h09 Atualizado em 14/08/2017 12h12
Igreja Universal pedirá dinheiro a fiéis para levar 22 milhões a filme de Edir Macedo
Foto: Reprodução
A primeira parte da cinebiografia de Edir Macedo só deve chegar às salas de exibição em 1° de fevereiro, mas a campanha para bater todos os recordes do cinema nacional começa já no mês que vem. Em reunião com lideranças da Igreja Universal do Reino de Deus, na semana passada, o bispo Clodomir Santos definiu a estratégia para que o longa-metragem tenha 22 milhões de espectadores, o dobro do que o fenômeno Os Dez Mandamentos fez no ano passado.

Além de acionar todos os programas e as principais estrelas da Record, a Universal vai mobilizar pastores e obreiros de todo o país para pedirem dinheiro aos frequentadores de cultos com a finalidade de comprar ingressos para quem não tem condições de ir ao cinema.

A mesma estratégia foi adotada com sucesso no início de 2016, quando a novela Os Dez Mandamentos foi transformada no filme com a maior bilheteria de todos os tempos do cinema brasileiro. A igreja arrecadou dinheiro e comprou ingressos antecipadamente. O resultado foram sessões com entradas esgotadas, mas com inúmeras cadeiras vazias.

Segundo uma fonte que esteve presente na reunião com Clodomir Santos, responsável pela Universal no Brasil, a igreja não vai aceitar "desculpas", a "missão" de vender 22 milhões de ingressos terá de "ser cumprida".

Em setembro, os pastores começarão a fazer um trabalho de marketing e arrecadação.

A ideia é "vender" Nada a Perder como um filme de superação e deixar de lado as polêmicas que marcaram a trajetória do fundador da mais poderosa igreja neopentecostal do país.

No encontro da semana passada, Clodomir Santos deu um exemplo de como usar o "argumento" da superação: Edir Macedo é uma pessoa que veio do nada e venceu tudo. E foi usado por Deus como instrumento para salvar milhões de almas.

Os templos da Universal terão uma programação especial na semana de estreia de Nada a Perder. Haverá cultos todos os dias, e os fiéis devem "fazer tudo diferente" nesse período.

Os pastores, obreiros e fiéis engajados nessa "missão" devem ser comparados aos seguidores de Davi, que fizeram o pastor de ovelhas virar o maior rei de Israel. Eles são os "valentes de hoje", disse Clodomir Santos, e vão lutar para levar 6 milhões de pessoas aos cinemas apenas na primeira semana de Nada a Perder.

Trata-se de uma meta ousada. Nenhum blackbuster de Hollywood chegou perto disso no país. O recordista de abertura dos cinemas brasileiros, Capitão América: Guerra Civil (2016),teve 2,6 milhões de espectadores nos primeiros quatro dias. A meta é quase o triplo de Os Dez Mandamentos, que vendeu 2.082.433 de ingressos e arrecadou R$ 24,2 milhões também nos quatro primeiros dias de projeção.

Com filmagens em Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro, Joanesburgo (África do Sul) e Jerusalém (Israel), Nada a Perder tem orçamento de superprodução para o padrão nacional. Cada um dos dois filmes consumirá cerca de R$ 16 milhões.

Sob a direção de Walter Avancini (o mesmo de Os Dez Mandamentos), o longa começou a ser filmado em maio. Petrônio Gontijo interpreta Edir Macedo e Day Mesquita, a mulher dele, Ester. André Gonçalves, Dalton Vigh, Beth Goulart e Marcello Airoldi completam o elenco.

Os filmes serão baseados nos três livros de mesmo nome, escritos por Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo da Record. Já foram vendidos mais de 7 milhões de exemplares de Nada a Perder.