SSP apresenta resultado de megaoperação deflagrada no Agreste

Por Redação 10/08/2017 16h04 - Atualizado em 10/08/2017 23h11
Por Redação 10/08/2017 16h04 Atualizado em 10/08/2017 23h11
SSP apresenta resultado de megaoperação deflagrada no Agreste
Foto: Junior Silva/ Portal Já é Notícia
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSPAL) divulgou em uma coletiva, realizada nesta tarde, no 3° Batalhão de Polícia Militar, o resultado da megaoperação policial ativada nas primeiras horas desta quinta-feira (10). Vinte três pessoas foram presas e dois menores apreendidos.

As polícias integradas cumpriram mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com foco no combate ao tráfico de drogas. Cerca de 50 viaturas e 100 policiais participaram da ação, denominada Reditus.

No bairro Manoel Teles, um dos investigados, identificado como Erasmo Almeida de Siqueira, reagiu à operação policial e foi atingido por tiros. Ele foi encaminhado ao Hospital de Emergência, mas não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito.

As investigações tiveram início há quatro meses e há informações de que a organização criminosa possui lideranças dentro do Sistema Prisional de Alagoas.

Guilherme Henrique Maximiniano, Weverdon Allif Pereira, José Cícero Gracindo e Carlos Alberto Tavares foram presos por tráfico de drogas. Já Natália Peixoto da Silva, Joyce Kelly dos Santos, Girleide Alves, Yasmin dos Santos, Fabiane Santos Henrique, Nestor Silva, Ailton Barbosa, Marcelo José, Claudio Henrique Leite, Matheus Augusto de Farias, Wellington da Silva, Victor Oliveira Leite, Lucas Eduardo Gomes e Sheuvan Juvino foram presos em cumprimento de mandado de prisão preventiva. Dois menores de 16 e 17 anos foram apreendidos por tráfico de drogas.

"Como não há comunicação no presídio do Agreste, os criminosos utilizavam as mulheres como pombo-correio, levando para as ruas as ordens para a execução de crimes", frisou.

As mulheres foram encaminhadas para o Presídio Santa Luzia, em Maceió e os presos para o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

Ailton Barbosa, vulgo 'Orelha', foi preso em Garanhus, Pernambuco. Ele é suspeito de pertencer a uma quadrilha de tráfico de drogas, roubo de veículos, cargas e homicídio com atuação em Alagoas e ramificação em PE. Aílton também seria ligado ao PCC e estava foragido acumulando uma extensa ficha criminal.


Ailton Barbosa (Foto: Cortesia)
 
Mais de 20 quilos de maconha prensada foram apreendidas com o taxista José Cícero Gracindo, no bairro Cacimbas. A droga é, provavelmente, oriunda de Pernambuco e seria distribuída em Arapiraca. O veículo, um Gol de placa ORJ-3929, também foi encaminhado à Central de Polícia e tudo indica que tem registro na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Além da maconha encontrada no veículo, foram apreendidos substâncias que se assemelham ao crack e cocaína, cadernetas com anotações de devedores, uma motocicleta utilizada no tráfico, balanças de precisão, celulares e uma quantia em dinheiro.
 

Parte do material apreendido na operação. (Foto: Portal Já é Notícia)

"Nós vamos continuar as operações para surtir o efeito que a gente quer, que é trazer Arapiraca, trazer Alagoas aos índices aceitáveis de violência. O ponto central das operações é combater o crimes que acontecem na região, que são o tráfico de drogas, os assaltos e os homicídios", destacou o secretario de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Junior.

A operação teve a participação de integrantes da Polícia Militar do 3º BPM, Polícia Civil, BPTran, da Inteligência da PM e do Núcleo de Inteligência do 9º Batalhão de Polícia Militar de Garanhuns.