Em Semana Mundial da Amamentação, Banco de Leite ressalta a importância das doações
Na Semana Mundial da Amamentação (SMAM), o Banco de Leite Humano Ivete França Lima promove ações de conscientização, destinadas à população e profissionais da saúde de Arapiraca. O objetivo é ressaltar os benefícios do aleitamento materno para a saúde dos bebês e mães, com destaque para o procedimento de doação e o papel das doadoras na importante missão de salvar vidas.
O Banco de Leite Humano é um órgão municipal, mantido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria da Saúde, e responsável por abastecer as maternidades da cidade com o alimento coletado nos hospitais, na própria sede do órgão ou em atendimentos domiciliares.
Deise Gonçalves, assistente social e diretora do Banco de Leite de Arapiraca, explica que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. “Para doar, Não é exigida uma quantidade mínima de leite materno, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação”, comentou.
Atualmente, o Banco de Leite registra o número de 35 mães cadastradas, responsáveis pelo estoque aproximado de 18 litros de leite, mensal. “Apesar da participação de muitas mães, o número de doações ainda é baixo, em relação à demanda do município. Para isso, seria necessário o dobro do volume”, afirmou a diretora.
Deise Gonçalves explicou que há três maneiras da mulher realizar a doação do alimento: no próprio banco de leite, que fica localizado na rua Padre Cícero, ao lado do 5º Centro de Saúde, nas maternidades dos hospitais, ou solicitando o atendimento domiciliar. E para que ela seja cadastrada como doadora, é necessário apresentar os exames de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
O Banco de Leite Humano é um órgão municipal, mantido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria da Saúde, e responsável por abastecer as maternidades da cidade com o alimento coletado nos hospitais, na própria sede do órgão ou em atendimentos domiciliares.
Deise Gonçalves, assistente social e diretora do Banco de Leite de Arapiraca, explica que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. “Para doar, Não é exigida uma quantidade mínima de leite materno, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação”, comentou.
Atualmente, o Banco de Leite registra o número de 35 mães cadastradas, responsáveis pelo estoque aproximado de 18 litros de leite, mensal. “Apesar da participação de muitas mães, o número de doações ainda é baixo, em relação à demanda do município. Para isso, seria necessário o dobro do volume”, afirmou a diretora.
Deise Gonçalves explicou que há três maneiras da mulher realizar a doação do alimento: no próprio banco de leite, que fica localizado na rua Padre Cícero, ao lado do 5º Centro de Saúde, nas maternidades dos hospitais, ou solicitando o atendimento domiciliar. E para que ela seja cadastrada como doadora, é necessário apresentar os exames de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
Últimas Notícias
Política
Partidos devem enviar prestação de contas do exercício de 2025 até 30 de junho
Saúde
Feriado de São João: Hemoal funciona em horário especial para doação de sangue
Polícia
PM resgata mais de 250 animais silvestres e apreende oito armas de fogo durante operação em Alagoas
Polícia
Polícia Civil prende vereador suspeito de tentativa de homicídio no Sertão alagoano
Arapiraca
IML de Arapiraca identifica homem morto após atentado contra empresário usando análise papiloscópica
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

