Ônibus voltam a circular normalmente em Maceió nesta quarta-feira

Por Gazetaweb 02/08/2017 06h06 - Atualizado em 02/08/2017 09h09
Por Gazetaweb 02/08/2017 06h06 Atualizado em 02/08/2017 09h09
Ônibus voltam a circular normalmente em Maceió nesta quarta-feira
Foto: Divulgação
 Os ônibus urbanos de Maceió voltaram a circular normalmente nesta quarta-feira (2), um dia após o acordo firmado entre rodoviários e empresários. O percentual de reajuste, no entanto, será submetido a assembleias que terão início nesta quinta (3).

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro/AL) aceitou, durante audiência realizada ontem à tarde na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a proposta de 5% de reajuste salarial e 5% de aumento em ticket.

No entanto, a proposta precisa ser aprovada pela categoria. As votações acontecem a partir desta quinta-feira, com os funcionários da empresa Veleiro, e seguem até a próxima quarta.

À reportagem da Gazetaweb, os líderes sindicais afirmaram nessa terça que os trabalhadores não descartam cruzar os braços novamente, caso a proposta acordada durante a audiência não seja aceita pelos rodoviários durante as assembleias.

Confira o calendário das assembleias:

- Quinta-feira (3) - Veleiro

- Sexta-feira (4) - Cidade de Maceió

- Segunda-feira (7)- Veleiro de Rio Largo

- Terça-feira (8) - Real Alagoas

- Quarta-feira (9) - São Francisco

De acordo com empresários do setor, o prejuízo pelo dia de paralisação foi de R$ 700 mil.

Durante audiência de conciliação, sindicato e categoria concordaram em criar uma cláusula de recuperação, considerada inovadora e sinônimo de avanço em relação ao litígio envolvendo as categorias, cuja finalidade será elaborar um plano de ação para fiscalizar e coibir o transporte clandestino de passageiros.

Será criado um Grupo de Trabalho que será integrado por representantes da Prefeitura de Maceió, de ambos os sindicatos, e dos Ministérios Público do Trabalho e do Estado, tendo a intermediação do TRT.