Maceió amanhece sem ônibus e rodoviários decidem se param atividades

Por Redação com Gazetaweb 01/08/2017 06h06 - Atualizado em 01/08/2017 09h09
Por Redação com Gazetaweb 01/08/2017 06h06 Atualizado em 01/08/2017 09h09
Maceió amanhece sem ônibus e rodoviários decidem se param atividades
Rodoviários se reúnem em assembleia para votar proposta salarial. - Foto: Heliana Gonçalves
A capital alagoana amanheceu sem ônibus nesta terça-feira (1º). Até as 8h, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas (Sinttro/AL) deve decidir, junto com a categoria, se entra ou não em greve. Os donos das empresas de ônibus decidiram acatar a proposta feita pela Justiça de conceder um reajuste salarial de 4,5%, porém, a proposta será decidida em uma assembleia agora pela manhã, na garagem da São Francisco, no Tabuleiro do Martins.

A orientação do sindicato da categoria é que o percentual seja aprovado e a greve seja suspensa. Além do reajuste, a categoria reivindicou o aumento de 4,5% no ticket, que, também, foi aceito pelos empresários. Os representantes dos rodoviários afirmaram que vai ser difícil convencer a categoria, mas que vai trabalhar para que a proposta seja aceita.

Caso a votação rejeite a proposta, uma greve por tempo indeterminado será iniciada e os coletivos vão deixar de circular pelas ruas da capital, deixando milhares de usuários do transporte público desassistidos.

Outra tentativa
Na semana passada, durante reunião com os empresários, os rodoviários chegaram, inclusive, a reduzir o percentual de reajuste inicialmente reivindicado, de 15% para 8%, mas os donos das empresas de ônibus dizem só haver condições de conceder 3,5%, proposta que já havia sido rejeitada pelos trabalhadores.