Junqueiro fecha lixão e passa a destinar resíduos para CTR do Agreste
Em maio deste ano, o lixão de Junqueiro, município do agreste alagoano, foi interditado durante ação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco. Na ocasião, foram encontrados resíduos hospitalares, latas de produtos químicos, carcaças de animais, móveis e uma grande quantidade de plástico no lixão a céu aberto.
Um mês depois, a cidade passou a destinar seus resíduos para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste e fechou seu lixão, garantindo cuidados com o meio ambiente e com a saúde da população.
No total, já foram enviadas 160 toneladas de lixo do município à CTR, que é responsável por destinar de forma correta para as células os resíduos correspondentes. As Centrais de Tratamento, tanto Metropolitana quanto do Agreste, possuem tecnologia e cuidados próprios para a não contaminação do ambiente, e por isso que esses locais são os adequados para a destinação de resíduos.
Embora possua duas Centrais no Estado, mais dois aterros sob gerencia de municípios, Alagoas tem apenas 28 municípios que destinam corretamente seu lixo. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas e o Ministério Público de Alagoas, por meio da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, tem atuado junto aos municípios para fiscalizar e punir quem não destina o resíduo da maneira correta.
O Município de Junqueiro integra o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), e é a primeira cidade que faz parte do consórcio a destinar corretamente seus resíduos.
Um mês depois, a cidade passou a destinar seus resíduos para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste e fechou seu lixão, garantindo cuidados com o meio ambiente e com a saúde da população.
No total, já foram enviadas 160 toneladas de lixo do município à CTR, que é responsável por destinar de forma correta para as células os resíduos correspondentes. As Centrais de Tratamento, tanto Metropolitana quanto do Agreste, possuem tecnologia e cuidados próprios para a não contaminação do ambiente, e por isso que esses locais são os adequados para a destinação de resíduos.
Embora possua duas Centrais no Estado, mais dois aterros sob gerencia de municípios, Alagoas tem apenas 28 municípios que destinam corretamente seu lixo. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas e o Ministério Público de Alagoas, por meio da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, tem atuado junto aos municípios para fiscalizar e punir quem não destina o resíduo da maneira correta.
O Município de Junqueiro integra o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), e é a primeira cidade que faz parte do consórcio a destinar corretamente seus resíduos.
Últimas Notícias
Política
Partidos devem enviar prestação de contas do exercício de 2025 até 30 de junho
Saúde
Feriado de São João: Hemoal funciona em horário especial para doação de sangue
Polícia
PM resgata mais de 250 animais silvestres e apreende oito armas de fogo durante operação em Alagoas
Polícia
Polícia Civil prende vereador suspeito de tentativa de homicídio no Sertão alagoano
Arapiraca
IML de Arapiraca identifica homem morto após atentado contra empresário usando análise papiloscópica
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

