Arapiraca promove ciclo de formação em saúde mental, álcool e outras drogas
Abordar o tema “saúde mental, álcool e outras drogas’ não é tarefa fácil, diante da complexidade do problema e os desafios no processo de qualificação dos serviços ofertados. Com esse entendimento, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou, nesta quinta-feira (27), ciclo de formação do Fórum Intersetorial, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), bairro Santa Edwiges.
“A proposta do fórum e o ciclo de formação é construir uma rede de atendimento por meio de um processo participativo, com atuação dos profissionais e dos próprios usuários, estabelecendo uma troca de experiências, a fim de ampliar e qualificar a oferta de serviços em Arapiraca”, afirmou Cledja Almeida, coordenadora Municipal de Saúde Mental.
O Fórum Intersetorial em Atenção às Pessoas que Fazem Uso de Álcool e Outras Drogas acontece mensalmente, em parceria com o Projeto Redes Senad/Fiocruz, e reúne profissionais de saúde do município, a exemplo do Caps II, Caps AD, UBS, CRAS, CREAS, Centro Pop, Nasf, Cramsv, COMAD, Unidades Acolhedoras e usuários desses serviços.
De acordo com Nara Albuquerque, psicóloga e mestre em Saúde Coletiva, facilitadora do Ciclo de formação, diante da complexidade da questão, é importante pensar as múltiplas ações de forma integrada. Entre os temas abordados, redução de danos e a operacionalização do cuidado a pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas.
“O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro, visando a sensibilização dos participantes no pensar como está a rede de atendimento, baseado na experiência dos profissionais e na fala do próprio usuário, que indica como ele quer ser cuidado. E, no segundo momento, início de uma construção mais prática em ação intersetorial, no Conjunto Residencial Brisa do Lago”, explicou a psicóloga.
“A proposta do fórum e o ciclo de formação é construir uma rede de atendimento por meio de um processo participativo, com atuação dos profissionais e dos próprios usuários, estabelecendo uma troca de experiências, a fim de ampliar e qualificar a oferta de serviços em Arapiraca”, afirmou Cledja Almeida, coordenadora Municipal de Saúde Mental.
O Fórum Intersetorial em Atenção às Pessoas que Fazem Uso de Álcool e Outras Drogas acontece mensalmente, em parceria com o Projeto Redes Senad/Fiocruz, e reúne profissionais de saúde do município, a exemplo do Caps II, Caps AD, UBS, CRAS, CREAS, Centro Pop, Nasf, Cramsv, COMAD, Unidades Acolhedoras e usuários desses serviços.
De acordo com Nara Albuquerque, psicóloga e mestre em Saúde Coletiva, facilitadora do Ciclo de formação, diante da complexidade da questão, é importante pensar as múltiplas ações de forma integrada. Entre os temas abordados, redução de danos e a operacionalização do cuidado a pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas.
“O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro, visando a sensibilização dos participantes no pensar como está a rede de atendimento, baseado na experiência dos profissionais e na fala do próprio usuário, que indica como ele quer ser cuidado. E, no segundo momento, início de uma construção mais prática em ação intersetorial, no Conjunto Residencial Brisa do Lago”, explicou a psicóloga.
Últimas Notícias
Política
Partidos devem enviar prestação de contas do exercício de 2025 até 30 de junho
Saúde
Feriado de São João: Hemoal funciona em horário especial para doação de sangue
Polícia
PM resgata mais de 250 animais silvestres e apreende oito armas de fogo durante operação em Alagoas
Polícia
Polícia Civil prende vereador suspeito de tentativa de homicídio no Sertão alagoano
Arapiraca
IML de Arapiraca identifica homem morto após atentado contra empresário usando análise papiloscópica
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

