Vereadores cobram explicação sobre proibição de fiscalizar posto de saúde
Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Arapiraca, o vereador Willomaks da Saúde (PRP) lamentou a situação porque passa o Centro de Zoonoses de Arapiraca, que não tem nenhuma estrutura, citando como exemplo, a falta de uma carrocinha para apreender os animais que vivem soltos pelas principais ruas de Arapiraca, colocando em risco a vida das pessoas.
Ele lembrou, que com a falta de um veículo para apreender os animais soltos e a geração de multas para os proprietários dos animais, esse dinheiro deixa de entrar para o município, que poderia ser revertido em serviços para o órgão.
O vereador Sérgio do Sindicato (PPS) voltou a criticar a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes. Ele disse que tem gravações onde prova que por determinação da secretária Aurélia Fernandes, qualquer vereador estaria proibido de fazer qualquer visita a um posto de saúde sem a sua autorização.
Sérgio do Sindicato afirma que é preciso tomar uma atitude contra a secretária, que não tem esse direito de proibir o trabalho de um vereador que é fiscalizar as obras do município.
O vereador também falou sobre a greve dos professores de Arapiraca, lembrando que, em setembro, encerra o período dos contratados para o Processo Seletivo, que terão que deixar seus postos e com isso, a greve da educação deverá tomar outro rumo, porque segundo ele, não pode apenas ter a participação dos efetivos.
Por sua vez, o vereador Moisés Machado (PDT) disse que é preciso que a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, respeite os vereadores, porque hoje ela está secretária, mas poderá retornar à Câmara Municipal de Arapiraca e, com certeza, vai cobrar da tribuna da Casa uma atuação mais eficaz do secretário que estiver em seu lugar.
Moisés Machado atribuiu ainda a culpa por tudo isso, ao próprio prefeito Rogério Teófilo, que é conhecedor da situação que passa o município.
Moisés Machado também falou sobre a greve dos professores, afirmando é um desgaste para os profissionais da Educação, para a cidade, para o próprio prefeito e um desgaste maior ainda para os alunos que terão o ano letivo prejudicado.
A Professora Graça (PDT) disse que em nenhum momento, como presidente do Poder Legislativo, deixou um só dia de tratar do assunto da greve dos professores com o prefeito Rogério Teófilo e com a secretária Mônica Pessoa, sempre cobrando de ambos uma posição sobre a greve.
Ao falar sobre a questão da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, a presidente do Legislativo disse que não acredita que a secretária tenha tomado uma posição dessa ao proibir a visita de qualquer vereador a um posto de saúde.
Professora Graça lembrou que quando foi vereadora em Arapiraca, a própria Aurélia Fernandes foi bastante combativa, cobrando uma melhor eficácia do setor de saúde.
Ela disse que na condição de presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, não poderia deixar de tomar uma decisão e convidar a secretária Aurélia Fernandes para participar de uma audiência pública para discutir esses assuntos e fez questão de lembrar, que foi a própria secretária que havia solicitado uma audiência pública para o dia 14 de junho passado, porém, a greve dos professores, fez com que fosse adiada.
Professora Graça encerrou chamando a atenção para a realização do (Encceja), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, a ser realizado pelo Inep em todo o Brasil, cujas inscrições acontecem de 7 a 18 de agosto e as provas serão aplicadas no dia 8 de outubro.
Em Alagoas, o exame acontece em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.
Ele lembrou, que com a falta de um veículo para apreender os animais soltos e a geração de multas para os proprietários dos animais, esse dinheiro deixa de entrar para o município, que poderia ser revertido em serviços para o órgão.
O vereador Sérgio do Sindicato (PPS) voltou a criticar a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes. Ele disse que tem gravações onde prova que por determinação da secretária Aurélia Fernandes, qualquer vereador estaria proibido de fazer qualquer visita a um posto de saúde sem a sua autorização.
Sérgio do Sindicato afirma que é preciso tomar uma atitude contra a secretária, que não tem esse direito de proibir o trabalho de um vereador que é fiscalizar as obras do município.
O vereador também falou sobre a greve dos professores de Arapiraca, lembrando que, em setembro, encerra o período dos contratados para o Processo Seletivo, que terão que deixar seus postos e com isso, a greve da educação deverá tomar outro rumo, porque segundo ele, não pode apenas ter a participação dos efetivos.
Por sua vez, o vereador Moisés Machado (PDT) disse que é preciso que a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, respeite os vereadores, porque hoje ela está secretária, mas poderá retornar à Câmara Municipal de Arapiraca e, com certeza, vai cobrar da tribuna da Casa uma atuação mais eficaz do secretário que estiver em seu lugar.
Moisés Machado atribuiu ainda a culpa por tudo isso, ao próprio prefeito Rogério Teófilo, que é conhecedor da situação que passa o município.
Moisés Machado também falou sobre a greve dos professores, afirmando é um desgaste para os profissionais da Educação, para a cidade, para o próprio prefeito e um desgaste maior ainda para os alunos que terão o ano letivo prejudicado.
A Professora Graça (PDT) disse que em nenhum momento, como presidente do Poder Legislativo, deixou um só dia de tratar do assunto da greve dos professores com o prefeito Rogério Teófilo e com a secretária Mônica Pessoa, sempre cobrando de ambos uma posição sobre a greve.
Ao falar sobre a questão da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, a presidente do Legislativo disse que não acredita que a secretária tenha tomado uma posição dessa ao proibir a visita de qualquer vereador a um posto de saúde.
Professora Graça lembrou que quando foi vereadora em Arapiraca, a própria Aurélia Fernandes foi bastante combativa, cobrando uma melhor eficácia do setor de saúde.
Ela disse que na condição de presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, não poderia deixar de tomar uma decisão e convidar a secretária Aurélia Fernandes para participar de uma audiência pública para discutir esses assuntos e fez questão de lembrar, que foi a própria secretária que havia solicitado uma audiência pública para o dia 14 de junho passado, porém, a greve dos professores, fez com que fosse adiada.
Professora Graça encerrou chamando a atenção para a realização do (Encceja), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, a ser realizado pelo Inep em todo o Brasil, cujas inscrições acontecem de 7 a 18 de agosto e as provas serão aplicadas no dia 8 de outubro.
Em Alagoas, o exame acontece em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.
Últimas Notícias
Política
Partidos devem enviar prestação de contas do exercício de 2025 até 30 de junho
Saúde
Feriado de São João: Hemoal funciona em horário especial para doação de sangue
Polícia
PM resgata mais de 250 animais silvestres e apreende oito armas de fogo durante operação em Alagoas
Polícia
Polícia Civil prende vereador suspeito de tentativa de homicídio no Sertão alagoano
Arapiraca
IML de Arapiraca identifica homem morto após atentado contra empresário usando análise papiloscópica
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

