Vídeo. Renan Filho afirma que duplicação da AL 101 será concluída em outubro

Por Redação 20/07/2017 21h09 - Atualizado em 21/07/2017 12h12
Por Redação 20/07/2017 21h09 Atualizado em 21/07/2017 12h12
Vídeo. Renan Filho afirma que duplicação da AL 101 será concluída em outubro
Foto: Júnior Silva/Já É Notícia
Durante entrevista para a imprensa, o governador de Alagoas, Renan Filho, falou sobre as obras em andamento em Alagoas, sobretudo em Arapiraca e região. Na ocasião, o governador, perguntado pelo repórter do Portal Já É Notícia, informou que a obra da duplicação da AL 110, incluindo a sinalização horizontal de acesso a São Sebastião e as faixas brancas nas laterais da rodovia, será totalmente finalizada em outubro.

Renan filho também ressaltou que o asfalto que está atualmente na rodovia é provisório. Todo asfalto definitivo será feito quando as áreas de desapropriação estiverem desobstruídas. “A duplicação da AL 110 está parada porque está chovendo muito. No governo passado tivemos algumas dificuldades com a desapropriação dos terrenos, mas já procedemos. Esperamos, até o mês de outubro, entregar a duplicação da AL 110, no trecho urbano de Arapiraca, 100% pronta. A inauguração e a sinalização da rodovia até a cidade de São Sebastião serão feitas antes. Assim que parar a chuva, vamos sinalizar a rodovia, não dá para pintar a rodovia em período de chuva, porque a tinta não faz a devida adesão ao asfalto”, explicou o governador.

Além disso, o governador informou para a imprensa que, o vice-governador, Luciano Barbosa, como presidente do Conselho Estadual de Proteção Ambiental do Estado de Alagoas (CEPRAM), assinou a licença ambiental para a duplicação da rodovia entre Maceió à Arapiraca, passando pela cidade de São Miguel dos Campos. E também assinou a licença ambiental da estrada de Arapiraca a São Sebastião.

Pelo Programa PROESTRADA, as áreas de acesso entre as cidades que liga as cidades de Olho D´água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Arapiraca, serão recuperadas. “Isso vai ser importantíssimo para o desenvolvimento da região e para a ligação de Arapiraca para Sergipe e outros estados do País”, informou.

Renan Filho aproveitou para frisar os investimentos do governo do Estado na região agreste, nas áreas de segurança pública, educação e infraestrutura. Ele também informou que no final deste ano o governo irá inaugurar uma sede do Instituto de Criminalística (IC) em Arapiraca. “Vamos proceder a convocação de profissionais por concurso público, para ampliar o Instituto de Criminalística daqui e para dotar Arapiraca da infraestrutura necessária para que nos tenhamos a redução de homicídios”, falou.

Abastecimento de água

Pergunta sobre a solução para as constantes faltas de água na região agreste, especialmente em Arapiraca, o governador informou que a CASAL irá investir R$ 100 milhões em Alagoas, deste montante, R$ 20 milhões serão destinados para melhorar o abastecimento de água em Arapiraca. “Para ampliação de rede, para a instalação de macro-medidores que vão possibilitar o melhor direcionamento da rede em Arapiraca, redução de vazamentos e para chegar mais água nas casas das pessoas. Aqui em Arapiraca tem oferta de água tratada, mas a rede de distribuição é muito antiga, quebra muito. Isto está sendo revisto pela CASAL”, afirmou Renan Filho.

Investimentos na saúde

Sobre a Unidade de Emergência do Agreste, Renan Filho informou que os leitos da Unidade de Emergência do Agreste serão triplicados. “Está tudo pronto, já recebemos mais de 70% dos equipamentos. Estão chegando só os equipamentos acessórios para nós funcionarmos. Todos equipamentos de ultima geração”. Com a triplicação dos leitos, a Unidade de Emergência passará de 40 para 120 leitos e terá em média mais 200 novos postos de trabalho na área da saúde.

Outra novidade anunciada pelo governador foi a construção do primeiro hospital especializado no tratamento de câncer. Segundo Renan Filho, Arapiraca terá uma unidade 100% pública para garantir o melhor tratamento de câncer. O hospital será custeado pelo Governo do Estado e construído em um terreno próximo ao local que está sendo construída a sede do Instituto Federal de Alagoas IFAL, entre Arapiraca e Taquarana.

Assista ao vídeo: