Confira os destaques da reunião da Câmara de Vereadores desta terça (11)

Por Redação com Ascom/ Câmara Municipal 12/07/2017 08h08 - Atualizado em 12/07/2017 11h11
Por Redação com Ascom/ Câmara Municipal 12/07/2017 08h08 Atualizado em 12/07/2017 11h11
Confira os destaques da reunião da Câmara de Vereadores desta terça (11)
Foto: Divulgação/Ilustração
Durante a sessão da Câmara Municipal de Arapiraca realizada na noite desta terça-feira (11), o vereador Fábio Henrique cobrou das autoridades responsáveis pelo Residencial Vale da Perucaba, mas precisamente do Banco do Brasil e da empresa que construiu o residencial, uma posição urgente quanto ao abandono.

Segundo ele, é de responsabilidade do Banco do Brasil e da construtora, zelar por toda a infraestrutura, ficando apenas de responsabilidade da prefeitura o cadastro dos moradores. Ele defendeu um maior empenho por parte de quem realmente tem a responsabilidade.

Outro assunto abordado pelo vereador foi com relação ao Instituto de Criminalística (IC), ao afirmar que durante a conversa mantida com o vice-governador Luciano Barbosa, teria ficado definido um encontro com o prefeito Rogério Teófilo, e, caso ele não resolva a questão do IC, o próprio Luciano Barbosa, o deputado Ricardo Nezinho, já teriam conversado com o governador Renan Filho, que assumiria o comando do IC em Arapiraca.

O vereador Pablo Fênix também foi solidário com as palavras do colega Fábio Henrique, ao citar, que o Residencial Lago da Perucaba está necessitando urgente de uma maior atenção.

Ele também falou sobre o trabalho realizado pelo gerente da Unidade Básica de Saúde do Brisa do Lago, Willames Nunes, que ao lado da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, estão realizando um excelente trabalho na comunidade, o que no seu entendimento, é merecedor de aplausos.

O vereador Willomaks da Saúde falou sobre a reunião que os vereadores tiveram na manhã desta segunda-feira (10), com o vice-governador Luciano Barbosa, quando na oportunidade foram discutidos assuntos de interesse de Arapiraca, entre eles, o IC, Samu e duplicação da AL-110, quando o vice-governador ficou de levar ao governador Renan Filho as demandas e posteriormente trazer uma posição aos parlamentares.

O vereador Léo Saturnino denunciou que teria sido impedido pela diretora do Posto de Saúde do Pau D’arco, de fiscalizar a farmácia daquela unidade básica de saúde, por determinação da própria secretária Aurélia Fernandes.

Ele deixou claro, porém, que apesar de ter sido bem recebido pela diretora do posto de saúde, foi impedido de ter acesso a farmácia ou a qualquer outra dependência do posto, o que o deixou indignado, pelo fato de ser vereador e ter a prerrogativa de fiscalizar toda e qualquer obra do município.

Dr. Fábio fez uma prestação de contas de uma reunião que manteve com o ministro Maurício Quintella e anunciou sua viagem à Brasília, em agosto, quando tentará conseguir mais recursos para Arapiraca.

Entre os benefícios que pretende trazer para o município, a perfuração de poços artesianos para as comunidades rurais que enfrentam sérios problemas com a falta de água.

Ele também falou sobre o pequeno produtor rural, que terá em breve, através do Denocs, o repovoamento com alevinos nas barragens dessas propriedades, beneficiando a todas indistintamente.

O vereador Sérgio do Sindicato denunciou que a secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, negou a Organização de Cooperativas do Brasil (OCB), o pedido para que a mesma realizasse um evento no Posto de Saúde da Vila São Francisco, no próximo dia 29, cujo objetivo era levar ações para a comunidade.

Indignado, ele chegou a afirmar que a secretária Aurélia Fernandes está se achando dona da saúde pública de Arapiraca.

O vereador Rogério Nezinho voltou a cobrar do prefeito Rogério Teófilo uma posição quanto a questão da greve dos professores, que já chega aos 63 dias, o que tem prejudicado mais de 32 mil alunos que estão fora das salas de aula desde o início do ano.

Rogério Nezinho disse que só agora, através da Justiça, começa a haver uma resposta imediata e espera que com a ajuda de Deus, isso possa ser resolvido em definitivo.

A presidente Professora Graça voltou a lembrar que o Poder Legislativo de Arapiraca nunca esteve ausente as discussões sobre a greve dos professores e ela mesma, por dezenas de vezes, desde que o movimento foi iniciado, manteve várias reuniões com o próprio prefeito Rogério Teófilo e com a secretária de Educação, Mônica Pessoa, cobrando uma posição sobre o assunto.

Ela disse que está acompanhando todo o problema da greve e até determinou à sua própria assessoria, que mantivesse contatos com as diretoras das escolas para saber quantos professores estavam lotados efetivos e contratados e quantos estão em greve, para que em posse dessas informações tivesse uma ideia de como está o movimento grevista.

Ele encerrou, comunicando que foi informado pelo próprio prefeito Rogério Teófilo, de que na próxima quinta-feira (13) haverá uma audiência de conciliação na Justiça, entre a administração municipal e o Sinteal sobre a greve.

O vereador Moisés Machado disse que, apesar de não morrer de amores pelo vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, o parabeniza pelas ações que ele vem realizando no setor educacional de Alagoas, onde essas ações estão tendo bons frutos em Arapiraca, a exemplo, da reforma e ampliação do Ginásio do Quintela Cavalcanti.

Moisés Machado lembrou que é grande o número de espaços esportivos aproveitados pelo secretário de Educação, o que tem contribuído muito com a comunidade estudantil.

Moisés Machado disse que, ao visitar as obras de reforma e ampliação do Quintela Cavalcanti, ficou bastante emocionado ao ver a tribuna daquele ginásio ter o nome do senhor Evaldo, um dos grandes defensores dos Jogos da Primavera, que até hoje é lembrado pelos estudantes daquela época.