Defensor público chama Casa de Custódia do Jacintinho de 'masmorra'
O defensor público geral Ricardo Melro chamou a Casa de Custódia do Jacintinho de masmorra, na manhã desta terça-feira (11), durante assinatura de uma ordem de serviço para reforma no local. Após apresentar superlotação e uma série de problemas estruturais, o lugar foi fechado pelo estado.
"A defensoria tem um trabalho aqui há cerca de 3 anos. Os presos viviam em uma superlotação insuportável, além das péssimas condições sanitárias. Depois de uma reunião, um acordo foi firmado entre as Secretarias de Ressocialização e de Segurança Pública para que os detentos fossem transferidos e a Casa de Custódia passasse a funcionar unicamente como um centro de triagem, onde o preso não permaneça por mais de 48 horas, antes de ser transferido para o sistema", explica.
O defensor disse ainda que o lugar era a pior casa de detenção do estado. "Não tem pátio, banho de sol, refeitório, sala para receber advogado e nem local de visita. Era uma verdadeira masmorra. Além disso, havia o desvio de função dos policiais civis, que não são agentes penitenciários, mas precisavam atuar como tal", observa.
A delegacia, que fica no bairro do Jacintinho, em Maceió, foi fechada na sexta-feira (7). Os 30 presos que estavam no local foram redistribuídos nos presídios da capital. O local foi inaugurado no dia 31 de julho de 2009.
Os policiais civis que estavam lotados na delegacia serão remanejados para outras unidades e para a Central de Flagrantes, até a conclusão da obra. Depois da reforma, o local passará a ser administrado pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Devido à superlotação registrada várias vezes na Casa de Custódia, a justiça determinou ano passado que o local abrigasse, no máximo, 45 presos. Por lá, já chegaram a ficar 90 suspeitos de crimes.
A partir de agora, com o fechamento da Casa de Custódia, as pessoas que forem presas serão encaminhadas para a Central de Flagrantes, no Farol, e para o Complexo de Delegacias Especializadas (Code), na Mangabeiras. Segundo o delegado geral da polícia civil, Paulo Cerqueira, os presos estão ficando, em média, de dois a três dias nas centrais para então serem encaminhados para o sistema prisional.
"A defensoria tem um trabalho aqui há cerca de 3 anos. Os presos viviam em uma superlotação insuportável, além das péssimas condições sanitárias. Depois de uma reunião, um acordo foi firmado entre as Secretarias de Ressocialização e de Segurança Pública para que os detentos fossem transferidos e a Casa de Custódia passasse a funcionar unicamente como um centro de triagem, onde o preso não permaneça por mais de 48 horas, antes de ser transferido para o sistema", explica.
O defensor disse ainda que o lugar era a pior casa de detenção do estado. "Não tem pátio, banho de sol, refeitório, sala para receber advogado e nem local de visita. Era uma verdadeira masmorra. Além disso, havia o desvio de função dos policiais civis, que não são agentes penitenciários, mas precisavam atuar como tal", observa.
A delegacia, que fica no bairro do Jacintinho, em Maceió, foi fechada na sexta-feira (7). Os 30 presos que estavam no local foram redistribuídos nos presídios da capital. O local foi inaugurado no dia 31 de julho de 2009.
Os policiais civis que estavam lotados na delegacia serão remanejados para outras unidades e para a Central de Flagrantes, até a conclusão da obra. Depois da reforma, o local passará a ser administrado pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Devido à superlotação registrada várias vezes na Casa de Custódia, a justiça determinou ano passado que o local abrigasse, no máximo, 45 presos. Por lá, já chegaram a ficar 90 suspeitos de crimes.
A partir de agora, com o fechamento da Casa de Custódia, as pessoas que forem presas serão encaminhadas para a Central de Flagrantes, no Farol, e para o Complexo de Delegacias Especializadas (Code), na Mangabeiras. Segundo o delegado geral da polícia civil, Paulo Cerqueira, os presos estão ficando, em média, de dois a três dias nas centrais para então serem encaminhados para o sistema prisional.
A obra a ser realizada na Casa de Custódia será financiada com recursos próprios do governo estadual.
Últimas Notícias
Cidades
Polícia Civil investiga homicídio de pessoa em situação de rua no bairro do Poço, em Maceió
Cidades
Homem que matou companheira em Jequiá da Praia é capturado em Joaquim Gomes
Arapiraca
Homem efetua disparos de arma de fogo para o alto e é preso em flagrante, em Arapiraca
Brasil / Mundo
Ramiro Valdés, comandante da Revolução Cubana, morre aos 94 anos
Arapiraca
Dois adolescentes são flagrados com peças de carne furtadas em estabelecimento no Centro de Arapiraca
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

