Agentes evitam rebelião no presídio Cyridião Durval e detento acaba baleado

Por Gazeta web 17/06/2017 15h03 - Atualizado em 17/06/2017 18h06
Por Gazeta web 17/06/2017 15h03 Atualizado em 17/06/2017 18h06
Agentes evitam rebelião no presídio Cyridião Durval e detento acaba baleado
Foto: Divulgação
Agentes do Sistema Penitenciário de Alagoas evitaram, no começo da noite desta sexta-feira (16), a rebelião que detentos de uma ala do presídio Cyridião Durval iniciaram durante o retorno para as respectivas celas, no momento que é conhecido dentro da cadeia com "tranca". Os servidores relataram que foram surpreendidos com a ação dos reeducandos e que, por isso, precisaram reagir para evitar o pior. Um detento acabou ficando ferido com um tiro de pistola.40 na região do abdômen.

De acordo com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), os agentes estavam encaminhado os detentos para as respectivas celas, quando teve início a tentativa de rebelião. Ainda segundo a pasta, logo em seguida, os servidores utilizaram as armas não letais para evitar que o presídio fosse tomando.

Contudo, reforçou a Seris, os presos não recuaram e, assim, houve o emprego de arma de fogo por parte dos agentes penitenciários. Logo após a utilização da arma de fogo, os detentos recuaram e entraram nas celas. As equipes emergência foram acionadas e prestaram socorro para o reeducando que ficou ferido pelo disparo.

Inicialmente, ele foi atendido na área médica do presídio e, logo depois, encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por atendimento especializado pela equipe de plantão. O estado de saúde dele é considerado estável pela unidade.

Por meio da assessoria de imprensa, a Seris assegurou que os detentos envolvidos na tentativa de rebelião serão identificados e as medidas contra eles serão tomadas na esfera Jurídica. Existe a possibilidade, também, que eles sejam transferidos para presídios de Segurança Máxima dentro do complexo prisional de Alagoas.

A pasta informou que um procedimento administrativo interno será aberto para investigar as circunstâncias que resultaram no fato, para constatar se houve falhas.