Projeto de educação ambiental é realizado em parceria com a Ufal

O barco-escola é fruto de uma parceira da unidade da Ufal em Penedo com a prefeitura da cidade e o Instituto de Meio Ambiente (IMA). O projeto tem o intuito de disseminar a educação ambiental e desenvolver o pensamento crítico em relação as condições do Rio São Francisco, focando na poluição de suas águas e margens.
O programa conta com a participação de vários professores da Ufal, que desenvolveram juntos o projeto Observando os Rios, considerado um dos melhores trabalhos apresentados no 1º Encontro Nordestino das Licenciaturas em Ciências Biológicas e a 4ª Semana das Ciências Biológicas. O professor Claudio Sampaio está entre os desenvolvedores e explica que o barco-escola é uma extensão desse projeto.
“Mensalmente monitoramos alguns parâmetros físicos e químicos da água do Rio São Francisco - pH, temperatura, turbidez, sólidos em suspensão, Nitrogênio, Fósforo, coliformes, Oxigênio, presença de lixo nas margens, de espumas na água e outros. Nosso desejo é fazer o monitoramento embarcado, com dezenas de crianças e adolescentes”, contou Sampaio.
A cada mês um professor é responsável pelo monitoramento, e os participantes têm a oportunidade de aprender, enquanto vão percebendo exemplos ao vivo.
As atividades são voltadas para estudantes de escolas públicas e privadas, mas, segundo o professor Claudio, todas as pessoas que tiverem interesse podem participar, principalmente porque é um assunto que envolve toda a sociedade.
Mas informações sobre o projeto na página do Facebook.
O programa conta com a participação de vários professores da Ufal, que desenvolveram juntos o projeto Observando os Rios, considerado um dos melhores trabalhos apresentados no 1º Encontro Nordestino das Licenciaturas em Ciências Biológicas e a 4ª Semana das Ciências Biológicas. O professor Claudio Sampaio está entre os desenvolvedores e explica que o barco-escola é uma extensão desse projeto.
“Mensalmente monitoramos alguns parâmetros físicos e químicos da água do Rio São Francisco - pH, temperatura, turbidez, sólidos em suspensão, Nitrogênio, Fósforo, coliformes, Oxigênio, presença de lixo nas margens, de espumas na água e outros. Nosso desejo é fazer o monitoramento embarcado, com dezenas de crianças e adolescentes”, contou Sampaio.
A cada mês um professor é responsável pelo monitoramento, e os participantes têm a oportunidade de aprender, enquanto vão percebendo exemplos ao vivo.
As atividades são voltadas para estudantes de escolas públicas e privadas, mas, segundo o professor Claudio, todas as pessoas que tiverem interesse podem participar, principalmente porque é um assunto que envolve toda a sociedade.
Mas informações sobre o projeto na página do Facebook.
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