Carne fraca: Adeal afirma não haver suspeitas sobre carne vendida em AL

Por Gazetaweb 21/03/2017 15h03 - Atualizado em 21/03/2017 18h06
Por Gazetaweb 21/03/2017 15h03 Atualizado em 21/03/2017 18h06
Carne fraca: Adeal afirma não haver suspeitas sobre carne vendida em AL
Foto: Divulgação
Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informaram à Gazetaweb, na tarde desta terça-feira (21), que, até o momento, não há indícios de que a carne produzida e/ou comercializada no estado esteja sob suspeita, em virtude da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na última semana e que investiga esquema envolvendo empresas suspeitas de adulteração. Contudo, os técnicos garantem trabalhar diariamente para combater eventuais irregularidades.

De acordo com a Inspeção Sanitária da Adeal, apesar das muitas informações acerca da operação, nenhuma equipe foi designada, em Alagoas, a fazer diligências, em virtude da ausência - até o momento - de qualquer suspeita.

"O combate à fabricação de Produtos de Origem Animal (POA) clandestinos é uma atividade rotineira dos fiscais da Adeal. Ou seja, fiscalizamos alimentos como carne, leite, ovos, pescados, mel e todos os seus derivados. Sendo assim, trabalhamos para impedir a fabricação e o processamento de alimentos estragados. Tal atribuição é compartilhada com as Vigilâncias Sanitárias", afirmam os agentes de fiscalização.

Apesar da dimensão que a Operação Carne Fraca tomou, com empresas de renome no mercado tendo as exportações suspensas, os técnicos garantem que o trabalho de fiscalização segue abrangente.

"Fiscalização e inspeção são rotinas da nossa atividade em Alagoas. Todos os dias, fiscalizamos os estabelecimentos produtores de alimentos de origem animal, a fim de garantir a qualidade e a inocuidade dos produtos", reforçam os agentes, atentando, ainda, para a importância de o consumidor observar os selos de inspeção dos órgãos estaduais, federais e municipais.

"Apesar de haver esta desconfiança por parte da população, o que é natural devido à boataria, podemos afirmar que o Sistema de Inspeção/Fiscalização Sanitária brasileiro é o mais eficiente e respeitado do mundo. Não foi por acaso que a Operação Carne Fraca teve início após denúncia de um fiscal federal agropecuário".

Ainda conforme a Adeal, a população pode conferir a lista das empresas devidamente registradas por meio do endereço eletrônico: defesaagropecuaria.al.gov.br/inspecao