Enio Bolivar garante intensificar ações de combate a criminalidade em Arapiraca e região

Por Redação 07/03/2017 13h01 - Atualizado em 08/03/2017 11h11
Por Redação 07/03/2017 13h01 Atualizado em 08/03/2017 11h11
Enio Bolivar garante intensificar ações de combate a criminalidade em Arapiraca e região
Foto: Portal Já é Notícia
O novo comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) de Arapiraca, tenente-coronel Enio Bolivar, concedeu entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira (07), para falar da atuação da unidade de segurança na cidade.

Na oportunidade, Bolivar destacou que a unidade vai dar continuidade ao trabalho que coronel J. Claudio estava desenvolvendo no combate a criminalidade. "Estamos assumindo o comando do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM) que engloba 15 municípios, incluindo arapiraca. Vamos dar continuidade ao trabalho que coronel J. Claudio estava desenvolvendo no combate a criminalidade. Nosso compromisso com a sociedade do Agreste é de comprometimento e dedicação. A sociedade pode ficar certa que os combates ao crime continuarão, estaremos diariamente nas grotas, periferias, municípios vizinhos, onde a criminalidade estiver presente, a unidade estará combatento ao crime. O apoio da população e da imprensa também é muito importante. O disque denúncia 181 é uma das ferramentas que tem surtido mais efeito, precisamos trabalhar nisso", argumentou.

Dados referentes aos roubos nos anos de 2016 e 2017 também foram levantados durante a coletiva e foram debatidas possíveis soluções para o combate ao crime de roubos, furtos, tráfico de drogas e consequentemente homicídios.

"A polícia hoje não é só repressão, a polícia também é educação. Os dados de roubos e furtos nos anos de 2016 e 2017 vão nortear a PM para fiscalizar e dar segurança à população. Vamos orientar e implantar uma cultura de segurança para que os dados diminuam. Um exemplo são os roubos de celulares, as vítimas na maioria das vezes facilitam, saindo nas ruas falando no telefone, isso atrai os bandidos a esse tipo de situação. Com essa orientação, os dados de roubos podem diminuir. Quando trabalhamos com uma cultura de segurança, os delitos podem diminuir. Esses roubos de celulares servem de moeda e incentivo ao tráfico de drogas na cidade. Então, quando diminuímos o roubo, diminuimos o tráfico. A sociedade tem que participar efetivamente no combate a criminalidade, tentaremos coibir trabalhando em conjunto. Onde tiver a mancha criminal, a polícia estará mais presente. Em Arapiraca e região, identificamos as manchas, atuamos nela e temos que estar presentes. Onde estiver crime, a polícia vai estar. Ou a marginalidade recua ou vamos intensificar cada vez mais", afirmou o comandante.

Ainda durante a entrevista, o tenente-coronel argumentou sobre a Cisp, construída no município de Girau do Ponciano. "A Cisp em Girau foi uma iniciativa muito proveitosa e proativa do governo do Estado. Nós vamos trabalhar junto com a cisp e combater os crimes em Girau, Lagoa da Canoa e municípios do Agreste", destacou.

"O Falcão 04 vai ser utilizado de acordo com o planejamento da unidade e do grupamento aéreo. Deveremos intesificar nossas ações. Quem for do bem vai se sentir à vontade, quem estiver do lado da marginalidade nós estaremos incomodando todos os dias", concluiu Enio Bolivar.

Histórico

Oriundo do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Bolivar assumiu o comando do 3º BPM no dia 25 de fevereiro deste ano. Ele foi o primeiro militar brasileiro a participar do curso de Low Light nos Estados Unidos, no estado do Texas, conhecido por ter uma das melhores polícias do mundo. A técnica existe desde 1970 e desde então é utilizada pelos policiais americanos.

Recentemente, Bolivar publicou o livro "Baixa Luminosidade: Técnicas e Táticas", que reúne conteúdos que auxiliam agentes de segurança pública em incursões e operação em ambientes sem incidência de luz.