Em meio a crise hídrica, fiscalização apreende bombas irregulares em União dos Palmares

Por TNH1 21/02/2017 09h09 - Atualizado em 21/02/2017 13h01
Por TNH1 21/02/2017 09h09 Atualizado em 21/02/2017 13h01
Em meio a crise hídrica, fiscalização apreende bombas irregulares em União dos Palmares
Foto: Cortesia ao Já é Notícia
Em plena crise hídrica, uma fiscalização flagrou e apreendeu, na madrugada desta terça-feira (21), bombas desviando água para propriedades rurais. A ação foi realizada pela Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União dos Palmares e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), órgão responsável pela distribuição de água e esgotamento sanitário da cidade.

De acordo com fontes ligadas ao Saae, operações desse tipo são realizadas todos os dias da semana no período da noite, às margens do Rio Mundaú e seus afluentes, onde as bombas foram apreendidas.

As bombas, segundo o órgão, eram usadas para irrigar canaviais e pastagens da cidade. O material apreendido foi encaminhado para a sede da Prefeitura de União dos Palmares.

Rodízio

No começo da manhã de hoje, o Saae divulgou em seu site um comunicado informando que, devido ao “esvaziamento do Rio Mundaú”, o município retomará o rodízio de água.

A nota explica que nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, os bairros do Centro, Padre Donald, Nova Esperança e Newton Pereira serão abastecidos. Já os bairros de Roberto Correia, Sagrada Família e Abolição receberão água nos dias de terças, quintas e sábados.

O comunicado orienta ainda que o rodízio deverá ocorrer em todos os bairros e que a população diminua o consumo e economize água.

A Prefeitura Municipal de União também disponibilizou quatro carros-pipa para levar água às comunidades.