Estudantes contrários à ocupação da Uneal fazem manifestação em Arapiraca

Por Redação 16/11/2016 17h05 - Atualizado em 16/11/2016 21h09
Por Redação 16/11/2016 17h05 Atualizado em 16/11/2016 21h09
Estudantes contrários à ocupação da Uneal fazem manifestação em Arapiraca
Foto: Lohuama Alves
Cerca de 40 manifestantes realizaram um protesto contra as ocupações das instituições de ensino por outros alunos contra a PEC 241. O ‘Desocupa Já’ aconteceu na tarde desta quarta-feira (16), em frente à Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), localizada no bairro Alto do cruzeiro em Arapiraca.

Os estudantes contrários as ocupações afirmam que vêm sendo prejudicados e que a paralisação impede que os professores também contrários as ocupações, ministrem suas aulas.

Segundo um aluno do curso de matemática, o objetivo é o retorno imediato das aulas no campus, que está ocupado por acadêmicos. “Os estudantes deveriam sair às ruas e realizar outro tipo de manifestações e não nos deixar sem aulas. Houve uma tentativa de diálogo, mas não fomos ouvidos”, informou o universitário.


Estudantes contrários às ocupações se reuniram em frente à Uneal (Foto: Lohuama Alves)

Os alunos da ocupação, no entanto, ressaltam que estão referendados por assembleia e vão seguir a manifestação. Segundo um universitário, integrantes do ‘Desocupa Já’ tentaram invadir a força. “Eles cortaram os cadeados e tentaram derrubar o portão, temos vários vídeos”, relatou.

Os alunos aderiram ao movimento de ocupação nacional de escolas, pois acreditam que a PEC 241 vai prejudicar o ensino brasileiro. A medida prevê teto para os gastos públicos por 20 anos. O grupo também é contra a lei nº 7.800, conhecida como Lei da Escola Livre, que defende neutralidade política, ideológica e religiosa do professor em sala de aula.

Guarnições da Radiopatrulha, Cavalaria, Rocam e Força Tática do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM) estiveram no local para controlar a situação. Uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também foi acionada para controlar o trânsito, que foi interditado. 

Não houve acordo entre os estudantes e integrantes do movimento 'Desocupa Já' organizaram um abaixo-assinado para encaminhar à Justiça.