PF apreende veículo com dinheiro e santinhos de candidato de Arapiraca

Por Redação 02/10/2016 09h09 - Atualizado em 02/10/2016 20h08
Por Redação 02/10/2016 09h09 Atualizado em 02/10/2016 20h08
PF apreende veículo com dinheiro e santinhos de candidato de Arapiraca
Foto: Júnior Silva (Já é Notícia)
Uma operação da Polícia Federal (PF), realizada na manhã deste domingo (02), flagrou vários motoristas em um posto de combustíveis com tickets para abastecimento autorizados por candidatos de Arapiraca, na Rua Expedicionário Brasileiro.

Foram encontradas e apreendidas várias notas com os valores a serem destinados a compra de combustíveis e muitos dos documentos foram retirados da lixeira do estabelecimento. O material foi recolhido para investigação. 

Um veículo que estava nas proximidades do local também foi investigado pela polícia, que autorizou a sua abertura. Assim que os policiais chegaram para realizar a operação, o motorista trancou o automóvel de modelo Fiat Toro Freedom, de cor branca e placa QLC-3516, e saiu do local, sem deixar pistas. Como os policiais continuaram a investigação, a fim de encontrar provas, o motorista enviou um advogado para conversar com os policiais.

Um chaveiro foi chamado e conseguiu abrir veículo. Dentro, foram encontrados vários "santinhos" do candidato a vereador Hebeth Cesar, do PT, além de dinheiro, cuja quantia se aproxima dos R$ 10 mil. 

Segundo o delegado André Santos Costa, o responsável fugiu ao avistar a polícia. "A pessoa conseguiu se evadir; tinha centenas de pessoas quando chegamos no posto, mas, como foi identificado o veículo suspeito, conseguimos abri-lo e agora entendemos porque a pessoa correu, pois todo esse material estava dentro do carro".

O delegado afirmou ainda que há "fortes indícios de corrupção eleitoral" envolvendo dois candidatos, um a prefeito e outro a vereador. Ele destacou ainda que ambos já "tinham apresentado atitude desonesta desde a campanha". Apesar de ter fugido, o condutor foi identificado e deve ser chamado para prestar esclarecimentos.

"Ele saiu com tanta pressa que deixou a documentação, que está sendo apreendida, no carro. Já identificamos que trabalha num grande grupo empresarial de Arapiraca. Não temos desconfiança que o grupo tenha algum envolvimento na compra de votos, mas pretendemos contar com a colaboração para a apuração do crime", expôs.

Todo o material apreendido será encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal (PF) em Maceió, onde devem ser iniciadas as investigações, inclusive com a oitiva dos suspeitos. De acordo com o delegado, os candidatos vão ser chamados para prestar esclarecimentos, assim como todos os envolvidos.

"Não é difícil saber o grau de envolvimento do suspeito com os candidatos. É fácil vincular essas pessoas e, com certeza, esse individuo que fugiu com medo da ação da Polícia Federal vai ser localizado e temos instrumentos para mostrar, inclusive com evidências físicas, a vinculação dele com os candidatos".

O veículo no qual estava o material pertence à empresa onde o suspeito trabalha e vai ser devolvido ao grupo empresarial.

Em nota, a assessoria de Comunicação de Ricardo Nezinho (PMDB) negou qualquer envolvimento do candidato, uma vez que também foi apreendido material com foto dele. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A coordenação geral da Coligação Arapiraca: juntos por novas conquistas esclarece que o candidato a prefeito Ricardo Nezinho (PMDB ) não tem qualquer envolvimento com as denúncias de compra de votos ou quaisquer outros ilícitos eleitorais, registrados pela Polícia Federal em Arapiraca.

Ao tempo que repudia e não compactua com esse tipo de atitude por qualquer candidato a vereador.

Se for realmente comprovado, que o transgressor seja punido nas formas previstas pela lei.