Mais cinco cidades alagoanas receberão tropas federais durante as eleições

Por Redação com Tribuna Hoje 27/09/2016 18h06 - Atualizado em 27/09/2016 21h09
Por Redação com Tribuna Hoje 27/09/2016 18h06 Atualizado em 27/09/2016 21h09
Mais cinco cidades alagoanas receberão tropas federais durante as eleições
Foto: Sandro Lima / Arquivo
Mais cinco cidades alagoanas tiveram os pedidos de tropas federais aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As cidades de Tanque d’Arca, Palmeira dos Índios, Limoeiro de Anadia, Maragogi e Japaratinga receberão reforço na segurança, para garantir que o processo eleitoral transcorra dentro da normalidade.

Já o município de Coruripe, no Litoral Sul, contará apenas com a segurança do Estado.

Em Piaçabuçu, o desembargador relator, Paulo Zacarias, solicitou diligência ao juiz da comarca para que apresente, em um prazo de 24h, um descritivo da real situação municipal.

O fato aconteceu depois que os desembargadores eleitorais Fábio Gomes e Tutmés Airan relataram que o município apresenta um histórico de violência, inclusive com assassinatos motivados pela política.

“É fato que Piaçabuçu é marcado por conflitos políticos relevantes. Por cautela, eu acho que deveria ser deferido esse pedido porque as forças políticas são exatamente as mesmas”, alertou Tutmés Airan.

Como medida de precaução, o desembargador relator decidiu por retirar o processo de pauta e trazer para julgamento na sessão de hoje, se o juiz apresentar o seu descritivo. Caso contrário, ele entra em pauta na quarta-feira, 28.

Em Alagoas, 19 municípios solicitaram o apoio das tropas federais, destes 11 já tiveram seus pedidos deferidos. Rio Largo e Pilar já tiveram o pedido homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Aguardam julgamento do TSE, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Maragogi, Japaratinga, Tanque d’Arca, Palmeira dos Índios e Limoeiro de Anadia e Chã Preta.

Foram indeferidos pelo TRE-AL os pedidos oriundos de Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens e Coruripe. De acordo com o desembargador José Carlos Malta Marques, que presidiu a sessão de ontem, o TRE deve julgar o quanto antes os pedidos de tropas federais que restam no tribunal. Os municípios que ainda não tiveram seus processos julgados pela corte estadual são: Senador Rui Palmeira, Roteiro e Palestina.

A decisão da Corte Eleitoral tem se baseado, sobretudo, no histórico de cada município e aqueles que são tradicionalmente violentos estão com seus pedidos deferidos pela corte eleitoral estadual.